ECOR – ECORODOVIAS INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA S.A.

BMFBovespa: ECOR3

A EcoRodovias é uma companhia de infraestrutura logística integrada, que opera ativos de logística intermodal, concessões rodoviárias e serviços correlatos, de forma sustentável e socialmente responsável. Sua missão é empreender negócios sinérgicos e sustentáveis em infraestrutura logística, integrando as empresas com seus valores, práticas de gestão e governança.

A companhia conta hoje com cinco concessões rodoviárias, sobadministração da EcoRodovias Concessões, e 17 unidades de logística, controladas pela Elog, distribuídas no Sul e no Sudeste do país.

Os ativos da EcoRodovias compõem uma cadeia logística intermodal crescentemente integrada, oferecem sinergias operacionais e econômicas e estão estrategicamente localizados nos principais corredores de exportação e importação e de circulação de bens para o mercado interno, de produção, de consumo e de turismo do país.

Entre as concessões de rodovias, estão o Sistema Anchieta-Imigrantes, administrado pela Ecovias dos Imigrantes, que faz a ligação rodoviária entre a cidade de São Paulo e o Porto de Santos, o maior da América Latina.

Ainda em São Paulo, a Ecopistas, a mais nova concessionária do grupo, liga a capital do Estado à região industrial do Vale do Paraíba, que dá acesso ao porto de São Sebastião e à região turística de Campos do Jordão. Seguindo a mesma estratégia, a Ecosul dá acesso ao Porto do Rio Grande, o terceiro maior do País. No Paraná, a EcoRodovias administra a Ecovia Caminho do Mar, que liga a capital do Estado ao Porto de Paranaguá, principal via de escoamento da produção brasileira de grãos, bem como a Ecocataratas, que administra a BR-277 de Guarapuava a Foz do Iguaçu, acesso ao Mercosul. O grupo também tem participação na STP – SemParar/Via Fácil, empresa de meio de pagamentos eletrônicos, prestando serviços correlatos aos usuários de infraestrutura logística.

 

RI: invest@ecorodovias.com.br

 

Site: http://www.ecorodovias.com.br/ri

 

Autor: Tetzner

Engenheiro, Investidor há mais de20 anos, autor de 2 livros e pioneiro em Fundos Imobiliários :)

10 comentários em “ECOR – ECORODOVIAS INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA S.A.”

  1. 2T14 LL -33,6%

    Lucro Líquido
    O lucro líquido foi de R$ 52,3 milhões no 2T14, redução de 40,0%. A margem líquida (lucro
    líquido/receita líquida consolidada) atingiu 6,3%. Excluindo os efeitos da operação e os custos
    iniciais da ECO101, o lucro líquido atingiu R$ 56,7 milhões no 2T14, redução de 33,6%, devido ao
    aumento da depreciação e amortização em razão da atualização da curva de amortização dos
    ativos intangíveis no 4T13 e à maior base de ativos nas concessionárias Ecovias dos Imigrantes e
    Ecopistas (+R$ 17,2 milhões), aumento com despesa financeira líquida (+R$ 9,4 milhões),
    influenciado pela maior participação de capital de terceiros na estrutura de capital da companhia e
    pelo resultado negativo na equivalência patrimonial da Elog (+ R$ 2,6 milhões), além do aumento
    da provisão para manutenção já considerado no EBITDA (+ R$ 9,1 milhões).

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  2. Margem 20
    ROE 24
    CX liquido -2298M
    Div/PL 1,61
    Div/LL 4,01

    Boa margem e ROE. Divida alta, mas é a menor do setor.

    Crescimento medio lucro liquido anual
    3 anos 15%
    5 anos 37%
    10 anos 28%
    media 26%(M)

    DY 8,6%
    P/L 13,92
    (M+DY) / PL =( 26+8,6) / 13,92 = 2,48

    Bom crescimento do lucro liquido, e boa pagadora de dividendos tb. E o melhor, PL baixo comparado com a sua tx de crescimento, o que na minha opinião é um fator diferencial de escolha em relação a “blue chip” do setor que é a CCRO.

    Abçs

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  3. Resultados 4T13 e 2013

    LL R$ 88,2 M -32,5% x 4T12 / LL R$ 398 M -5,8% x 2012

    Lucro Líquido
    O lucro líquido foi de R$ 88,2 milhões no 4T13 e R$ 397,8 milhões em 2013, reduções de 32,5% e 5,8%, respectivamente. A margem líquida (lucro líquido sobre receita líquida consolidada) atingiu 12,3% no 4T13 e 15,1% em 2013.
    Excluindo os efeitos não recorrentes da venda da participação da STP no 4T13 e venda do Ecopátio Imigrantes no 4T12, o lucro líquido atingiu R$ 53,0 milhões no 4T13 e R$ 69,0 milhões no 4T12, uma redução de 23,2%.

    DESTAQUES OPERACIONAIS E FINANCEIROS

    • Em outubro de 2013, a EcoRodovias concluiu a venda de participação de 1,34% da empresa Serviços e Tecnologia de Pagamentos S.A. – STP para Raízen, pelo valor de R$ 33,5 milhões e, em fevereiro de 2014, celebrou um contrato com a Capital Group para a venda da 11,41% das ações da STP pelo valor de R$ 292,1 milhões. Estes desinvestimentos visaram o reforço da estrutura de capital da EcoRodovias.

    • Em dezembro de 2013, foram publicadas no Diário Oficial da União duas Resoluções da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) referentes a 10ª Revisão Ordinária, a 6ª Revisão Extraordinária e o Reajuste das Tarifas Básicas de pedágio do complexo rodoviário administrado pela Ecosul. Com estas resoluções, houve redução nas tarifas de
    pedágio, devolução de trechos não pedagiados totalizando 166,5 km de rodovias simples, incorporação de pista duplicada com extensão de 51,8 km e aumento gradativo do fator multiplicador de veículos pesados em relação aos veículos de passeio para 2 entre 2014 e 2016. As resoluções são frutos de negociações entre Ecosul, Ministério dos Transportes e Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), visando maximizar a eficiência das operações rodoviárias no Polo de Pelotas.

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  4. Resultados 3T13

    Lucro líquido 111,3M +11,6% 3T13x3T12

    -> Em 03 de outubro, foi concluída a venda de participação de 10% na empresa Serviços e Tecnologia de Pagamentos S.A. – STP para Raízen, passando a EcoRodovias a deter 11,4% do capital social da STP.
    • Em 01 de novembro, com a conclusão da operação de venda de participação de 27,5% da ECO101, pela EcoRodovias e SBS, a EcoRodovias passou a deter 58% do capital social da concessionária.
    • A receita líquida pró-forma ajustada atingiu R$ 633,1 milhões no 3T13, 4,9% superior ao 3T12, impulsionado pelo crescimento de 8,5% no tráfego consolidado das concessões rodoviárias e desempenho comercial do Ecoporto.
    • O EBITDA pró-forma ajustado foi de R$ 338,6 milhões no 3T13, com margem de 53,5%, a leve queda registrada foi decorrente do aumento dos custos operacionais no Ecoporto, queda na receita da Elog e início das operações da ECO101.
    • O lucro líquido foi de R$ 111,3 milhões no 3T13, com crescimento de 11,6% ao 3T12.
    • O nível de endividamento líquido pró-forma manteve-se estável e em um patamar confortável de 1,8x.

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    1. O Resultado foi Bom sim; salvou ela a Receita de construção, senão o lucro teria sido menor que o período anterior.

      outro fator que prejudicou, foi mais uma canetada ( em vez de Brasil, deveríamos chamar Tinteirolândia)

      “Tarifa Média – A tarifa média consolidada por veículo equivalente pagante apresentou crescimento de 1,3% no 3T13 e de 4,1% no 9M13. Os reajustes contratuais das tarifas básicas foram de: 7,1% na Ecosul – Rodovias do Sul em janeiro de 2013; 4,7% na Ecovia Caminho do Mar e Ecocataratas, em dezembro de 2012.
      Na Ecovias dos Imigrantes e Ecopistas, o governo de Estado de São Paulo cancelou o reajuste previsto para julho de 2013 de 6,2% e 6,5%, respectivamente e anunciou medidas para a recomposição do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, que são (i) redução do ônus variável de 3,0% para 1,5%; (ii) penalização das concessionárias quando houver atrasos nos investimentos; (iii) cobrança do eixo suspenso dos veículos comerciais e; (iv) ônus fixo.”

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  5. Resultados 2T12

    EcoRodovias adquire Complexo Tecondi Receita Bruta cresce 20,0% no 2T12

    Destaques Operacionais e Financeiros

    O tráfego, em veículos equivalentes pagantes, permaneceu estável no 2T12 quando comparado com o mesmo período de 2011 e apresentou crescimento de 3,0% no 1S12 em relação ao 1S11.

    A receita líquida no 2T12 e no 1S12, excluindo a receita de construção, atingiu R$ 457,7 milhões e R$ 893,5 milhões, respectivamente, com crescimento de 18,4% e 15,0% em relação ao apurado nos mesmos períodos de 2011.

    O EBITDA Consolidado Ajustado, desconsiderando as contas de receita e custo de construção e provisão para manutenção, introduzidas pela aplicação do IFRS, atingiu R$ 259,8 milhões no 2T12 (margem de 56,8%) e R$ 537,6 milhões no 1S12 (margem de 60,2%).

    O lucro líquido foi de R$ 85,9 milhões no 2T12, 1,4% inferior ao registrado no 2T11. No 1S12, o lucro líquido atingiu R$ 194,3 milhões, 8,0% superior ao lucro líquido apurado no mesmo período do ano anterior.

    Em 18 de maio de 2012, a EcoRodovias, através de sua controlada Ecoporto, realizou uma operação de aporte de capital na empresa Aba Porto, no valor de R$ 540,4 milhões, passando a deter indiretamente 41,29% do Complexo Tecondi que é formado pelas empresas Tecondi, Termares e Termlog. Em 19 de junho de 2012 a EcoRodovias exerceu a opção de compra da totalidade da participação acionária da CFF Participações, através de sua controlada Ecoporto, pelo valor de R$ 768,5 milhões. Com o exercício da Opção, a EcoRodovias, por meio da Ecoporto, passou a deter, indiretamente, a totalidade das ações/quotas das empresas que formam o Complexo Tecondi. Com esta aquisição, a EcoRodovias, por meio da Ecoporto, passou a realizar operações portuárias, além do manuseio e armazenagem de cargas de
    importação e exportação no Porto de Santos.

    Em razão das liminares em trâmite na 13ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, a assinatura do contrato de Concessão para a exploração do trecho da Rodovia Federal – BR -101/ES/BA, prevista para a data de 02 de agosto de 2012, encontra-se suspensa. O Consórcio Rodovia da Vitória, composto pela EcoRodovias e SBS Engenharia, vencedor da licitação, vem tomando todas as medidas necessárias para assegurar sua vitória.

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