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  1. Os bancos estão ficando maiores, não menores. Claramente não aprenderam nada com a crise financeira de 2008

    Nos EUA, desde a crise, os seis maiores bancos dos EUA agora controlam quase 70% de todos os ativos do sistema financeiro

    O rali nos estoques globais do banco é suportado pelas expectativas que a administração nova dos EUA reduzirá os regulamentos novos impostos em conseqüência da crise financeira 2008/2009. No entanto, os perigos colocados por um grande setor financeiro, de fato, não desapareceu. Nos EUA e globalmente, a combinação de “muito grande para falhar”, mais um relaxamento em medidas destinadas a reduzir o setor financeiro modesta está assentando as bases para outra crise financeira.

    No período anterior a 2008, paralelamente ao aumento dos níveis da dívida, o tamanho dos bancos aumentou acentuadamente, especialmente em relação ao tamanho de certas economias. Em 2007, os ativos bancários em muitos países desenvolvidos haviam atingido mais de 100 por cento do produto interno bruto (“PIB”).

    Em 2007, os ativos bancários nos EUA estavam em torno de 78% do PIB. No Japão, foi de cerca de 160%. Na Alemanha, foi de cerca de 270 por cento. Em Itália e Espanha, foi de 213 por cento e 269 por cento, respectivamente. Os ativos bancários da Irlanda representavam mais de 700 por cento do PIB. Os ativos bancários da Islândia representavam quase 900% do PIB. Os ativos bancários da GDO eram superiores a 500 por cento no Reino Unido e mais de 600 por cento na Suíça, refletindo em parte o papel destas nações como grandes centros financeiros que canalizam os fluxos de capitais entre países terceiros.

    Os bancos alimentam o crédito interno, financiam aquisições de ativos, investimento e consumo, bem como empréstimos transfronteiriços. À medida que o setor bancário se tornou mais internacional, os fluxos de capitais transfronteiriços atingiram o pico em 2007 em torno de US $ 12 trilhões, um aumento de US $ 500 bilhões em 1980, refletindo um aumento anual de cerca de 12%.

    Nos EUA, no auge, a indústria financeira gerou 40% dos lucros das empresas e representou 30% do valor de mercado das ações.

    Um grande sistema bancário não é necessariamente problemático. Por exemplo, no Reino Unido, refletindo o status de Londres como um importante centro financeiro global, os serviços financeiros contribuem significativamente para a atividade econômica. Os serviços financeiros e de seguros contribuíram com £ 125,4 bilhões em valor agregado bruto (VAB) para a economia do Reino Unido ou 9,4% do VAB total do Reino Unido, cerca de 46% apenas de Londres. O comércio de serviços financeiros contribui significativamente para o excedente comercial do Reino Unido nos serviços. O setor fornece 3,6 por cento dos empregos no Reino Unido é de cerca de 3,6 por cento e contribuiu £ 21,0 bilhões para o imposto de RPC recebimentos em 2010-11.

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    • Mas um grande sistema bancário cria uma série de questões.

      Em primeiro lugar, o papel dos bancos se expande para além do apoio à economia real, facilitando pagamentos, formação de capital e implantação e transferência de risco. A atividade econômica torna-se excessivamente dependente da negociação de instrumentos financeiros e da canalização de rápidos movimentos de capitais, que são em grande parte jogos de soma zero ou funções de valor acrescentado econômico relativamente baixo.

      Em segundo lugar, o impulso comercial para o crescimento e maior rentabilidade leva a uma maior tomada de risco. Por exemplo, a necessidade de crescer o volume de empréstimos pode exigir a redução dos padrões de empréstimos ou a tomada de outros riscos. Foi o que aconteceu na crise financeira de 2008, exemplificada pelos empréstimos subprime nos EUA.

      Terceiro, existem ligações complexas entre bancos e entidades financeiras, tanto dentro dos países como internacionalmente, refletindo a mobilidade do capital e transações transfronteiriças. Em 2008, os perigos dessas conexões foram expostos à medida que as intricadas ligações do sistema financeiro globalizado se tornaram um canal para transmitir contágio. Isto conduziu a uma queda acentuada nos fluxos de capitais transfronteiriços, que se mantém bem abaixo dos níveis anteriores à crise.

      Quarto, freqüentemente (não testadas) inovações financeiras criar novos riscos, tanto para a instituição individual e sistematicamente. Permite também a busca de renda por bancos e financiadores, que exploram a assimetria de informações entre vendedores e compradores de produtos complexos. Também cria problemas de controle, já que gerentes, diretores e reguladores não conseguem acompanhar os novos desenvolvimentos. Durante a crise de 2007/2008, os problemas das hipotecas de alto risco, CDOs e do sistema bancário paralelo povoado por veículos fora de balanço ilustram esses riscos.

      Em quinto lugar, os problemas identificados são ampliados pela alavancagem das empresas financeiras. Nos últimos 20 anos, os rácios de capital e as reservas de liquidez dos bancos caíram acentuadamente. A alavancagem é cada vez mais utilizada para impulsionar retornos mais altos e mais voláteis sobre o capital próprio. Durante o GFC, a alta alavancagem, tanto dentro como fora do balanço, acentuou os problemas.

      Em sexto lugar, o aumento do tamanho do sistema bancário, risco e complexidade é implicitamente subscrito pelo Estado, um fato que é reconhecido pelas agências de rating. Ele geralmente assume a forma de seguro de depósito, seguro de liquidez e suporte de capital implícito. Dado o papel central dos bancos nas provisões de pagamentos e crédito, é difícil para os governos permitir que os bancos falhem.

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    • Andrew Haldane, do Bank of England, escreveu sobre “um aumento progressivo do risco bancário e um acompanhamento do alargamento e aprofundamento da rede de segurança do Estado”. Ele se referiu a isso como a “raça da Rainha Vermelha”, onde o sistema está funcionando para ficar parado com os governos correndo para fazer as finanças mais seguras, enquanto os banqueiros criam mais riscos.

      Na sequência da crise, os governos dos EUA, Reino Unido, Irlanda e Europa foram forçados a intervir e apoiar os seus bancos. Muitos outros governos apoiaram indiretamente os seus bancos, aumentando o âmbito das garantias de depósitos.

      Nos anos que se seguiram, os bancos não cresceram, com o tamanho e a concentração aumentando.

      Nos Estados Unidos, desde a crise, os seis maiores bancos dos EUA agora controlam quase 70% de todos os ativos do sistema financeiro dos EUA, tendo aumentado em torno de 40% (contra o crescimento total de ativos de apenas 8%). JP Morgan, o maior banco dos EUA, tem mais de US $ 2,4 trilhões em ativos, maior do que a maioria dos países.

      O crescimento e o aumento da concentração são resultado da consolidação forçada (fusões de espingardas) e do efeito das novas regulamentações de capital e liquidez que favorecem os grandes bancos. Um vôo para a percepção de segurança dos bancos TBTF (Too Big Too Fail) combinado com a contração de fontes alternativas de financiamento, como a securitização, reduziu a concorrência de entidades menores. Governos e reguladores também têm favorecido bancos maiores que são campeões nacionais que são competitivos internacionalmente e teoricamente mais fáceis de regular.

      A crescente importância dos bancos também reflete seu papel agora no financiamento de estados sitiados, aumentando sua participação em títulos públicos, muitas vezes financiados pelos bancos centrais. Os bancos italianos, espanhóis e alemães detêm agora cerca de 24 por cento (mais de 400 mil milhões de euros) de todas as obrigações governamentais, 41 por cento (cerca de 300 mil milhões de euros) e 15 por cento (cerca de 240 mil milhões de euros).

      O sistema bancário também ganhou com tais políticas, como a flexibilização quantitativa (“QE”). Os aumentos dos preços dos ativos alimentados pela liquidez também incentivaram o retorno de práticas bancárias duvidosas

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    • Em um estudo de 2013 McKinsey descobriu que nos Estados Unidos entre 2007 e 2012, menores taxas de juros resultou em uma transferência líquida de famílias, fundos de pensão, seguradoras e investidores estrangeiros para o governo, empresas não financeiras e bancos de cerca de US $ 1,36 trilhão. O benefício para os bancos dos EUA foi de cerca de US $ 150 bilhões de um aumento nas margens de juros líquidas efetivas e um aumento acumulado na margem financeira.

      Na Europa e no Reino Unido, a política monetária frouxa e as baixas taxas beneficiaram os governos e os negócios não financeiros, mas os bancos perderam com a menor receita líquida de juros. Os bancos também perderam como resultado de ter de verter ativos e comprar títulos do governo, o que os tornou ainda mais dependentes dos governos.

      A confluência do apoio governamental (que protege os depositantes e os credores), a responsabilidade limitada (que protege os acionistas), a maximização do lucro e o pagamento de incentivos para os financiadores encoraja uma cultura de “descuido racional”. Em vez de desmantelar a máquina financeira do dia do juízo final, os governos e os reguladores perpetuaram um grande sistema financeiro, o que aumenta os riscos para a economia no futuro. Em junho de 2013, o então governador do Banco de Inglaterra, Sir Mervyn King, declarou: “Não é do nosso interesse nacional ter bancos que sejam grandes demais para falhar, demasiado grandes para a cadeia ou simplesmente muito grandes”.

      George Schultz, secretário do Tesouro sob a presidência de Nixon, aconselhou: “Fiquem maiores!” Os decisores políticos fariam bem em prestar atenção ao conselho de Schutlz.

      Fonte: The Independent (tradução livre)

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