Estagiário Investidor

Estagiário

Sabe aquele dia que você acorda e diz… Partiu mudar alguma coisa na vida hoje ? Pois então…
Um dia acordei inspirado para fazer meu dinheiro, que estava guardando, render. Pesquisei alguns investimentos no meu banco e comecei a ler sobre ações. Neste dia derradeiro fiquei até as 5 horas da manhã estraçalhando tudo sobre ações na internet.
Decidi então comprar um livro básico sobre o assunto e então me aventurei neste mundo. Ainda um jovem mancebo, assim como todos, achei que sabia como ficar rico em 2 meses, e foi ai que a merda grudou e perdi boa parte do meu patrimônio e então… decidi mudar de novo.
Em questão de pouco mais de 3 meses, li mais ou menos 12 livros sobre investimentos, desde os de “auto-ajuda” até os mais técnicos sobre análise fundamentalista. Então decidi pesquisar e enfiar a minha cabeça em análises profundas de alguns ativos. Depois de tanto estudar percebi uma coisa… Nenhum investimento estava muito bom, sempre tinha algum empecilho que fazia eu voltar e pensar novamente. Estava com receio com toda aquela informação…
Foi então que eu decidi mudar de novo…
Decidi fazer uma coisa que vai de encontro ao que muitos investidores são contra… Ver as coisas por cima, analisar empresas em um espaço menor de tempo, saber corretamente pra que serve os indicadores e então, formar o meu próprio jeito de analisar os ativos.
Em resumo, sou um estagiário, que estou constantemente estudando e mudando meu modo de pensar, mas sempre tentando encontrar o caminho mais curto e mais simples que normalmente é o melhor caminho a se seguir. Aprendo com as próprias cabeçadas e acredito que as experiências que vivi foram de grande importância para meu aprendizado, tão importantes que acredito que irei errar mais vezes 🙂
Uta!

212 comentários em “Estagiário Investidor”

  1. Bom dia Tetzner! Estou querendo comprar FII, mas, não conheço nada a respeito.
    Você poderia me elencar alguns interessantes e que possui em carteira?
    O que preciso analisar, como analisar, onde analisar, onde procurar, enfim, como deve agir? Sinceramente, gosto de risco, porém, risco esse calculado.

    Obrigado,
    Silvalander

    Curtido por 1 pessoa

    1. Silvalander

      No blog de FIIs tem muito material; inclusive nossas carteiras (minha, do Baroni, do Conejo, Smallcaps, Ricardong, Aspirante) estão em um serviço por assinatura
      http://tetzner.wordpress.com/loja

      Para quem está começando, sugiro primeiro muito estudo, antes da compra; nesse ponto, tem um acelerador que são os Hangouts (os links estão na home page do blog)
      http://tetzner.wordpress.com

      talvez para começar, um fundo de fundos que faça a gestão por você enquanto estuda, seja um bom caminho; existem vários e para todos os gostos: BCFF, MXRF, BPFF, …

      Curtir

      1. Meritíssimo senhor professor Tetzner…rs

        Então podemos dizer que a concorrente da PSSA é a SULA?

        Outra coisa, BBSE e PSSA podem ser complementares, mas acho que se eu entrar nas duas nesse momento fico muito exposto no Financeiro. Gosto muito do setor mais já estou abusando…rs

        Acho que o BBSE tem melhores perspectivas futuras do que PSSA em razão do ambiente de atuação, o que acha?

        Curtir

      1. Bom, o Tetzner já deu uma boa dica ai…

        Mas entre as duas…

        Eu sinceramente ficaria com a PSSA3.
        Por quê?
        Primeiro, que ela tem mais histórico do que o BSSE3 na bolsa de valores…
        Segundo, porque o VPA e o LPA dela são bem maiores do que o BSSE3, além do P/L estar bem menor também…
        Só de olhar o Demonstrativo de Resultados da PSSA3 você percebe que o LPA e o VPA estão em boa ascensão.
        Outra coisa, o Payout da PSSA3 está menor e ainda está dando um DY maior que a BSSE3, mas sinceramente, para este tipo de empresa, prefiro que o Payout seja menor, não me sinto muito confortável sabendo que ela tem um repasse grande para o investidor, por se tratar de uma seguradora… Posso estar falando besteira, mas tenho meus receios 🙂

        Uta!

        Curtir

    1. Bom, o Tetzner já deu uma boa dica ai…

      Mas entre as duas…

      Eu sinceramente ficaria com a PSSA3.
      Por quê?
      Primeiro, que ela tem mais histórico do que o BSSE3 na bolsa de valores…
      Segundo, porque o VPA e o LPA dela são bem maiores do que o BSSE3, além do P/L estar bem menor também…
      Só de olhar o Demonstrativo de Resultados da PSSA3 você percebe que o LPA e o VPA estão em boa ascensão.
      Outra coisa, o Payout da PSSA3 está menor e ainda está dando um DY maior que a BSSE3, mas sinceramente, para este tipo de empresa, prefiro que o Payout seja menor, não me sinto muito confortável sabendo que ela tem um repasse grande para o investidor, por se tratar de uma seguradora… Posso estar falando besteira, mas tenho meus receios 🙂

      Uta!

      Curtir

  2. Quando falamos em investir em ações, o que mais ouvimos sobre estratégia é que existe apenas um eixo com dois lados, o Buy&Hold e os Trades.

    Contudo, este é apenas uma parte de um plano tridimensional que possui também outros dois eixos, um que demonstra a complexidade da estratégia e outro que diz se a estratégia trabalha com alto ou baixo turnover. Isso significa que podemos ter uma estratégia de Buy&Hold que é complexa e com baixo turnover, ou ainda uma vertente de Trades que é simples com alto turnover. Com base nestes eixos, que o investidor tem que escolher a estratégia que melhor se encaixa em seu perfil.

    Quando conseguimos visualizar estes três eixos, tudo fica mais fácil na hora de discutir sobre estratégias, pois sabemos que cada um tem seus pontos fracos e fortes além das suas peculiaridades. Por exemplo, os defensores do “não olhe para a cotação” podem se enquadrar em uma estratégia Buy&Hold simples e com baixo turnover, afinal escolhem não analisar a cotação da ação em troca da simplicidade e nas compras mensais que fazem com que a rotatividade da carteira seja muito pequena. Outro exemplo são os defensores do “preço-justo”, onde podemos dizer que é uma estratégia de Buy&Hold complexa e com alto turnover, afinal, existem diversos estudos que o investidor deverá fazer a fim de encontrar os preços interessantes para determinados ativos.

    Vamos imaginar o seguinte:
    Z+ : baixo turnover, Z- : alto turnover
    Y+ : Complexo, Y- : Simples
    X+ : Buy&Hold, X- : Trades

    A maioria das pessoas possui estratégias que estão situadas na área X+Z+, com oscilações em Y. O que temos que levar em conta é que por mais que uma estratégia X+Z+Y+ seja semelhante a uma X+Z+Y- elas não são iguais, e não devem ser comparadas somente com relação a rentabilidade, ou seja, devem ser analisados outros fatores, além de se criar um perfil do investidor para esta área do gráfico. Outro ponto também de suma importância é que existem autores que estudam apenas uma área dos investimentos, por conta disso é inviável utilizá-lo para se basear outros tipos de estratégias que não estejam no mesmo espaço.

    Um exemplo prático, podemos usar como base um autor que defende estratégias de trades complexos com alto turnover (lê-se estratégia de daytrades de múltiplos indicadores gráficos) para comentar sobre estratégias de trades simples e baixo turnover (lê-se estratégia de swing trades com poucos indicadores gráficos)? Não, pois as lógicas utilizadas para a realidade do primeiro não são as mesmas para a realidade do segundo.

    Portanto caros leitores, precisamos identificar em qual gráfico estamos para podermos dissertar sobre o assunto de maneira clara, objetiva e que renda bons argumentos e discussões.

    E ai ? Em que área do gráfico está sua estratégia ?

    Uta!

    Curtir

    1. Estagiario, bacana seu post!

      Mas uma coisa pra mim não fica limpido: complexo x simples.

      Acho q isso é extremamente subjetivo. Esta ligado diretamente com a habilidade de cada um. Eu mesmo, por exemplo, sou extremamente simples comparando aos colegas daqui, msm assim, pela minha falta de tempo e organizacao a coisa fica complexa…rs

      Minha estrategia é objetiva: acumular ativos suficientes que me forneçam dividendos/rendimentos para uma renda futura. Não gosto nem da hipotese de vender alguns ativos sob o discusso de “isenção de 20k”. Os ativos devem gerar a minha renda. Quero o dinheiro na conta e curtir a vida.

      Aí entra a subjetividade. Se a minha meta é adquirir o maximo de ativos, eu deveria monitorar o preço para fins de maximizar a compra, mas sei q vou perder a calma se comecar a fazer isso. Prefiro ir “inteirar” alguns reais para fechar as compras do que ficar monitorando. Na verdade nao perco dinheiro, eu compro a tranquilidade por poucos reais.

      Como disse em comentarios anteriores, na minha cabeça funciona assim (se alguem tiver uma simulacao que me mostre estar errado, adorarei ver!): quem tem uma grana grande para dar “pancadas”, vale a pena monitorar, o ganho vai fazer diferenca, mas para mim, que investe (quando muito) 2k/mês, nao vai valer a pena o monitoramento diario.

      Parabens mais uma vez!!!

      Curtir

      1. Olá aspirante30,

        Pois é, esta parte do simples e complexo é muito subjetivo, mas acredito que seria algo próximo ao seguinte…
        Se você analisa alguns indicadores, não faz cálculos complexos e tudo mais, então é algo simples.

        Agora, se você faz análises mais profundas, como FC descontado, precificação de ações, verificação de Demonstrativo de Resultados, etc etc etc, então você está deixando algo mais complexo.

        Em tese, acredito que é o quanto do tempo que você dedica a análise de ações para investir. 🙂

        Mas o que quero dizer com este gráfico é, todas as estratégias, indiferentes de quais sejam, devem ser analisadas nestes três eixos. Por quê? Porque, quando vamos dizer prefiro essa estratégia ao invés dessa, você tem que ter respaldo para dizer o porque gosta mais de uma do que de outra. Como você mesmo disse, você prefere ficar em um eixo Buy&Hold, baixo turnover e simples do que Buy&Hold, baixo turnover e complexo, porque prefere pagar mais ‘caro’ para ficar mais tranquilo. Ótimo, então quando alguém for opinar sobre sua estratégia ele já saberá que qualquer outra coisa que venha a ser complexa pode não ser interessante para você, então pode-se comentar sobre aumentar o turnover ou fazer alguns trades, contanto que não sejam nada complexos.

        😀

        Uta!

        Curtir

      2. Estagiário, vc é um cara legal! rs
        Toda vez que converso com vc é sempre muito agradável e com ótimas explicações. Certamente vc não é estagiário em investimentos…rs

        Pois é, tem gente que é “tarado” em acompanhar cotações, sabe tudo de cabeça até. Eu sou péssimo nisso e, por já admitir essa minha fraqueza, tento deixar tudo muito bem registrado para quando fazer meu aporte mensal, entrar de maneira melhor possível.

        Esses dias fiz umas contas de cabeça com EDGA11B. Percebi que se tivesse acompanhado a cotação de maneira mais eficiente, talvez conseguisse alguns bons descontos que totalizariam algo próximo de R$150,00 nesse semestre. Só que nesse mesmo semestre, por não acompanhar , me dediquei intensamente ao meu trabalho e acabei sendo promovido, quase 40% de aumento salarial. Foi aí que eu vi que tinha que me dedicar no que eu era bom (trabalho), fatalmente esses R$150,00 perdidos serão qualificados como investimento em tempo no meu trabalho e trarão altíssimos rendimentos sob forma de aumento de aportes mensais.

        Tenho 30 anos, uma filhinha e uma esposa de 42 anos. Minha meta é estar com minha IF em 2020 no máximo, então, os meus aportes são mais importantes do que os melhores preços possíveis.

        Vamos com tudo!

        Curtir

      3. Aspirante30,
        Fico feliz que goste de prosear um pouco comigo. Adoro conversas com conteúdo. 🙂

        Fico feliz que tenha conseguido a promoção. Acho que cada um tem que ponderar o que é bom gastar o seu tempo. Algumas pessoas preferem analisar melhor cada ação, outros preferem deixar no piloto automático. Outros ainda preferem investir em fundos, o que não é problema nenhum.

        O que realmente não gosto é como umas pessoas põe na cabeça que aquela estratégia é a única ganhadora, e que não existe mais nenhuma que vale a pena ser utilizada. Eu ainda posso dizer isso porque no começo da minha jornada na bolsa de valores eu era assim. Pensava que quem fazia trades era tonto, porque a única coisa que prestava era aportes mensais em empresas consolidadas e só.

        Hoje, percebi que estava errado, e que qualquer estratégia bem feita pode trazer boas rentabilidades, até mesmo utilizar-se de várias estratégias para vários tipos de ações ou investimentos.

        Uta!

        Curtir

    1. O que achei interessante na análise é que ele mostra que houve um certo inflamento nos preços por volta de 2007 e que está voltando a patamares aceitáveis até o momento.

      Mas o problema é que os dados não são confiáveis, pois as análises não são tão aprofundadas, como o autor disse.

      Curtir

  3. Pessoal,

    Gostaria de saber se algum de vocês já teve a oportunidade de conhecer o Canadá ?
    Irei passar uma boa estadia lá, e gostaria de algumas dicas sobre o local 🙂

    Uta!

    Curtir

    1. Estagiário parabéns pela conquista e pelo DOM da DEDICAÇÃO somente assim conseguimos conquistar nossas vitórias.

      Já definiu uma área de atuação dentro da TI, qual é?

      Eu também sou dessa área, mas considerado um DINOSSAURO já kkkkk, parabéns pela sua dedicação também com os investimentos.

      UTA!

      Curtir

      1. Olá Pazzeto 🙂
        Muito obrigado.
        Como disse lá no blog, acho que Dedicação não é um dom, mas um estado de espírito, onde a vontade de “deixo pra outro dia” é ultrapassada pela “vamos fazer essa merda logo!” 😀

        Uta!

        Curtir

  4. Desculpe, mas…

    1. Dizer “vou ser ganancioso enquanto os outros estão com medo” é mais fácil do que fazer.

    2. Há uma grande diferença entre uma boa empresa e um bom investimento

    3. O mercado sempre passa por uma retração todo o ano e por uma grande a cada década. Se acostume com isso, ele sempre foi assim.

    4. Não há prestação de contas na área de comentários financeiros. Pessoas que sempre erraram em suas análises ainda atraem multidões.

    5. Como Erik Falkenstein disse, “No tênis profissional, 80% dos pontos são ganhos, enquanto no amador, 80% são perdidos. O mesmo vale para qualquer esporte, até no xadrez e nos investimentos: Os iniciantes devem se concentrar em evitar erros, os especialistas de fazerem grandes movimentos”.

    6. Há dezenas de milhares de profissionais gestores de finanças. Estatisticamente, vários deles foram bem sucedidos por acaso. Quais? Não sei, mas muitos deles são famosos.

    8. Existem alguns investidores que chamamos de “lendários” que possuem pouco dinheiro, porém eles conseguem performar melhor do que vários índices financeiros ao longo de suas carreiras. Em Wall Street, grandes riquezas não são sinal de grandes retornos.

    9. Quanto mais um investimento se mostra confortável (lê-se bons retornos e baixo risco), mais ele irá te decepcionar.

    10. Hora da dica para salvar seu dinheiro: Ao invés de você comprar ações do tipo “penny stocks”, pegue seu dinheiro e jogue no fogo. O mesmo para compras de ETFs de maneira alavancada.

    11. Ninguém no mundo sabe o que o mercado irá fazer no curto prazo. Fim da história.

    12. O analista que fala sobre seus erros são os que devem ser ouvidos. Evite aqueles que não fazem isso.

    13. Você não entende os balanços dos bancos. Nem as pessoas que os fazem ou os contadores.

    14. Nos próximos 50 anos, teremos aproximadamente 10 recessões. Não fique espantado quando elas vierem.

    15. Antigamente, havia uma hora de informações sobre o mercado na televisão. Hoje são mais de 18 horas. O que mudou não foi o volume de notícias, mas a quantidade de baboseiras.

    16. Os melhores retornos de Warren Buffett foram conseguidos quando o mercado não era tão competitivo. É difícil imaginar alguém conseguir quebrar o seu recorde de 50 anos.

    17. O que nos é ensinado na escola sobre investimentos é um absurdo. Existem muito poucos professores ricos.

    18. Quanto mais uma pessoa está na televisão, mais difícil é que suas previsões se concretizem.

    19. Relacionado ao item a cima: Não acredite em ninguém que aparece mais de duas vezes por semana na sua televisão.

    20. O mercado não está nem ai para o preço que você pagou por uma ação, por sua casa, ou o que você acha que é preço justo.

    21. A maioria das notícias do mercado não é só inútil, como também faz mal a sua saúde financeira.

    22. Os investidores profissionais tem acesso a informação mais rápido do que você e tem computadores mais potentes que o seu. Você nunca irá ganhar deles em uma negociação no curto prazo. Não adianta tentar.

    23. A experiência de um gerente financeiro no mercado não quer dizer nada. Muitos tem uma performance ruim por anos. A maioria é assim.

    24. As reduções de custos de corretagem é a pior coisa para alguns investidores, pois fazem com que as negociações sejam mais frequentes. Os custos altos de corretagem fazem com que as pessoas pensam muito bem antes de iniciarem uma transação.

    25. A carreira de investidor profissional é uma das mais difíceis para se obter sucesso. Porém não tem muitas barreiras e não exige credenciais. Isso cria uma legião de especialistas que não fazem ideia do que estão fazendo.

    26. IPOs irão acabar com você sempre. Pense nisso, pessoas que sabem mais que você estão querendo vender suas empresas, eles não irão vender por menos do que valem.

    27. Quando alguém menciona sobre gráficos, curvas de tendência, padrões ombro-cabeça, saia de perto.

    28. A frase “recessão dupla” foi mencionada 10.8 milhões de vezes em 2010 e 2011, de acordo com o Google. Não havia praticamente nenhuma menção de “colapso financeiro” em 2006 e 2007. E aconteceu.

    29. A taxa real de juros do Tesouro nos últimos 20 anos é negativa, e os investidores despejam bilhões de reais neles. O medo pode ser uma força muito maior do que a aritmética.

    30. O livro “Onde estão os clientes dos Yatchs?” foi escrito em 1940, mas ainda não descobriram que os investidores não tem os interesses voltados para o coração.

    31. Os índices de baixo custo de administração foram as coisas mais inteligentes já criadas. Chatos, mas bonitos.

    32. Os melhores investidores do mundo sabem mais de psicologia do que sobre finanças.

    33. Todos os mercados, no dia-a-dia, são movimentados ao acaso. Tentar encontrar explicações para os movimentos de curto prazo é como tentar acertar os números da loteria.

    34. Para a maioria, encontrar maneiras de economizar dinheiro é mais importante do que encontrar grandes investimentos.

    35. Se você tem dívidas no cartão de crédito e está pensando em investir em algo, pare! Você nunca conseguirá um retorno anual de mais de 100%.

    36. A recompra de ações são apenas compensações por conta das ações emitidas para a gestão. Os gestores ainda dizem que as recompras são “retornos ao acionistas”.

    37. As chances de que uma empresa conhecida é insolvente e que está se escondendo atrás de uma contabilidade fraudulenta é alta.

    38. Daqui a vinte anos a Bovespa não vai se parecer em nada com o que é hoje. Empresas quebram e outras surgem.

    39. A doze anos, a General Motors estava no topo do mundo, enquanto a Apple era ridicularizada. Uma mudança como essa ocorrerá na próxima década, mas ninguém sabe com quem.

    40. As empresas deviriam ficar menos focado no congresso, nas reservas federais e nos presidentes, e começar a se focar mais na má gestão financeira.

    41. Para muitos, uma casa é uma grande responsabilidade que até parece um ativo seguro.

    42. O presidente tem muito menos influência na economia do que as pessoas pensam.

    43. Indiferente do valor que você pensou para sua aposentadoria, dobre-o. Agora sim você está mais perto da realidade.

    44. A próxima recessão nunca será como a última.

    45. Lembre-se das palavras de Buffett. “Primeiro vem os inovadores, em seguida, vem os imitadores, e por último os idiotas”.

    46. E o que Mark Twain disse. “Uma mentira consegue dar a volta ao mundo enquanto a verdade está ainda calçando o tênis”.

    47. Não podemos esquecer também o que Marty Whitman disse. “Raramente, mais que três ou quatro variáveis contam, o resto é tudo ruído”.

    48. Quanto maior for a fusão, maior a probabilidade de dar errado. CEOs adoram criar império comprando empresas acima de seu real valor.

    49. Investimentos que oferecem pouca análise mas que possuem grande desvantagens superam os de características opostas. Pelo menos de 10 para 1.

    50. As empresas mais chatas, que produzem comida, pasta de dentes, parafusos e cigarros, podem fazer alguns dos melhores investimentos no longo prazo. A mais inovadora, um dos piores.

    Fonte: Fool

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá Estagiario Investidor!

    Acabei de ver o Hangout e achei sensacional.

    Gostaria de parabenizar a sua participação ao aceitar esse desafio junto com tantas feras e estrelas do blog.

    Gostaria tb de agradecer mais uma vez a vc por dar o meu “start” nos estudos de ações. Achei sensacional o método de escolhas da carteira do estagiário. Estou muito animado com o tema e a cada dia aprendo novas coisas.

    Terminei hoje de adquir o ultimo ativo que compõe a minha carteira de ações. São 24 ativos. Muitos deles saíram da sua metodologia, e outros eu selecionei. Agora farei os aportes mensais, respeitando a composição abaixo.

    Pretendo ter como composição final em minha carteira global: 50% FII, 25% Ações, e 25% RF.

    1.FINANCEIRO E OUTROS
    1.1 SERVIÇOS FINANCEIROS DIVERSOS
    1 CTIP3 100
    2 CIEL3 100
    3 BVMF3 100
    1.2 SEGUROS
    4 PSSA3 100
    1.3 EXPLORAÇÃO IMOVEIS
    5 BRML3 100
    1.4 BANCOS
    6 BBAS3 100
    2. UTILIDADE PUBLICA
    7 TBLE3 100
    8 GETI3 200
    9 TAEE11 100
    10 CMIG3 100
    3. CONSTRUÇÃO
    11 EZTC3 100
    12 LPSB3 100
    4.TRANSPORTE
    13 CCRO3 100
    14 STBP11 100
    5.CONSUMO CICLICO
    15 KROT3 100
    16 GRDN3 100
    17 HGTX3 100
    6.CONSUMO NÃO CICLICO
    18 MDIA3 100
    19 ABEV3 100
    20 ODPV3 200
    7. TECNOLOGIA INFORMAÇÃO
    21 TOTS3 100
    9. MATERIAL BASICO
    22 DTEX3 200
    10. PETROLEO, GAS E COMBUSTIVEL
    23 QGEP3 200
    11. HOLDING DIVERSOS
    24 TRPN3 100

    Se vc tiver alguma coisa a comentar sobre a minha carteira ,eu agradeceria.

    Abçs

    Curtir

    1. Desculpe pela ausência dos últimos dias…
      Estou atolado aqui em alguns projetos 🙂

      Bom, primeiramente vamos lá…
      Que bom que tenha gostado do hangout, apesar de estar me sentindo um lambari perto das baleias (tamanho aqui é equivalente a conhecimento), gostei muito de participar do hangout.

      Sobre sua carteira, meus parabéns, está bem diversificada e muito bem montada, só daria uma revisada na TOTS3, pois acredito que pra este setor a BEMA3 tá melhorzinha.
      Na exploração de imóveis, por que a escolha da BRML3 ?

      No mais, está excelente a sua carteira cwhitesox 🙂

      Uta!

      Curtir

      1. Obrigado pelos seus comentarios Estagiario!

        Eu escolhi a Tots3 pq achei o seu modelo de negocio melhor e mais abrangente que a Bema3.

        Em relação a exploração de imoveis, fiquei comparando a são carlos, a iguatemi e tb a sonae sierra.
        A são carlos apresenta um ROE melhor (21,62), mas é a mais endividada (0,99), assim como a iguatemi (0,82).
        A sonae sierra apresenta bons numeros uma margem liquida distorcida , devido a lucros não recorrentes, (ML 127), mas a sua carteira de shopping é pequena.
        Todas apresentam boas margens liquidas, e fiquei com a BRML pq apresenta a maior e mais diversificada carteira de shopping, e apresenta bons numeros comparado com seus pares. (ML 58, ROE 7,58, DIV/P 0,55, cres recorrente 5 anos de 33,17).

        Hoje eu comprei a ITSA4. Que tb apresenta bons numeros em seus fundamentos.

        Agora a minha carteira é composta por 25 ativos. Que é a qte que acho ideal para mim.

        Abçs

        Curtir

  6. Alguém aqui já fez algum trade com os FIIs ?

    Percebi que alguns fundos dão a possibilidade de se fazer alguns trades rápidos. Fiz alguns durante o final do mês de abril e o resultado foi até que satisfatório 🙂

    Uta!

    Curtir

  7. Galerinha do mal,

    Nestes últimos dias eu tive lendo muitas postagens em blogs americanos, canadenses e australianos sobre investimentos e finanças pessoais… Realmente eles estão anos luz a nossa frente, mas uma coisa que achei muito interessante em todos os blogs foi a busca por invenções que diminuam os custos mensais ou ainda possam substituir outros produtos.

    Antes comentar algumas “invenções” ditas nos blogs, gostaria de perguntar aqui… Por acaso vocês já tiveram alguma ideia de invenção que fosse diminuir os custos mensais e que vocês realmente usariam ?

    Uta!

    Curtir

    1. Olá estagiário!

      Estive lendo o seu blog, realmente muito legal os seus posts.

      Não sei a sua idade ao certo, mas com certeza vc vai longe com tanto empenho na area de finanças.

      Tb gosto muito desse tema, e é o meu hobby ficar estudando tudo relacionado ao tema.

      Não sei como postar lá no seu blog pois ele pede algumas opções , eu entro na opção wordpress onde meu username é cwhitesox mas dá erro.

      Em relação a sua pergunta de diminuir os custos mensais , eu estive estudando todos os meus gastos e o que eu poderia economizar seria na substituição do meu veiculo por um mais popular(tenho 2 um para mim e outro da minha esposa). Estou seriamente pensando nessa possibilidade.

      Abçs

      Curtir

      1. cwhitesox,

        Quando postar lá no blog, pode postar como anônimo e no final do comentário só assine como cwhitesox que irei saber que é você 🙂

        Que bom que tenha curtido as postagens do me blog. 🙂
        A minha idade é como a música do Raimundos… 20 e poucos anos 😀

        Uma coisa que sei que dá uma bela diminuída nos custos mensais é adquirir uma moto ao invés de um carro… Contudo, aqui só recomendo para quem gosta, pois para os que não curtem muito uma moto, sair em época de chuva com roupa apropriada, é um pé no saco. Como eu gosto de moto , faça chuva, sol, frio ou calor eu vou em cima dela 🙂

        Mas uma coisa que muitas pessoas aqui no Brasil tentam fazer é cortar gastos desta maneira… Exemplo, comprar um carro mais econômico, diminuir os gastos tomando banho no frio, diminuindo os gastos de água e tudo mais… Mas até quanto isso é viável e trás benefícios para nós ?

        Lá nos Estados Unidos e no Canadá várias casas possuem energia eólica, solar, aquecedores solares para a água da casa, seu próprio jardim, enfim… Vários investimentos em invenções como essas que acabam por reduzir e muito a conta no final do mês.

        Essas coisas muitos blogueiros não comentam, e não sei o por quê, visto que são coisas que possibilitam um bom retorno no longo prazo.

        Uta!

        Curtir

    2. Estagiário,

      Tem também os Muquiranas, não só nos EUA, mas em qualquer parte do mundo. Eles fazem de tudo pra economizar uns trocados. kkkkkkkkkkkkk

      Exemplo: Assar bolinhos dentro do carro num dia de sol forte, ter cabras em casa para economizar na compra do leite, dar descarga uma vez por semana, reutilizar fio dental, usar o mesmo pó de café várias vezes, utilizar móveis encontrados nas ruas, lavar roupas utilizando água do banho, etc. rsrsrssrsrsrsrsrs

      Curtir

      1. fabinvest,

        Esses ai são os sem noções…
        Mas sobre esse negócio de assar bolinhos dentro do carro… Eu vi um cara que construiu uma assadeira solar com essa ideia, e mano… Muito mais rápida do que forno a gás. Hahahahahahahha

        O lavar roupas com água do banho não acho muito certo não, mas usar por exemplo a água de lavar roupas pra lavar o quintal por exemplo acho muito boa a sacada para não gastar água. Vi um vídeo que o cara economiza horrores com uma cisterna que ele construiu na casa dele. Ele utiliza a água da chuva para lavar carro, quintal, roupas e até dar banho no cachorro…

        São ideias como essas que acho que são o futuro, não somente pensar em só diminuir os gastos de casa.

        Uta!

        Curtir

  8. Fechamento do Índice Estagiário de FIIs de Março de 2014.

    O índice performou +5,84% no período, enquanto o IFIX chegou a bater +5,07% .

    Os papéis que mais caíram no período foram:
    CTXT11: 2,14%
    FLRP11B: 0,44%

    Os papéis que mais subiram foram:
    HGLG11: 16,08%
    HCRI11B: 12,50%
    FFCI11: 12,32%

    Com relação aos rendimentos, o mês de obteve proventos de 0,81%. Abaixo segue as informações detalhadas:

    Os ativos que menos representaram os proventos foram:
    FLRP11B: 0,00
    MAXR11B: 245,28
    RBRD11: 262,80

    Os papéis que mais presentaram os proventos foram:
    HTMX11B: 541,80
    BPFF11B: 511,73
    HGLG11: 477,75

    Uta!

    Curtir

    1. Mas, Estagiário.

      Você não acha que os valores do fundo HTMX acabam distorcendo o próprio resultado ?

      Pois nesse valor de R$ 3,15 estão incluídos: 1,95 de rendimento e 1,20 de amortização. No valor do rendimento estão incluídos o lucro com a venda dos imóveis. Se retirar o lucro da venda, o rendimento cai de 1,95 para 0,33.

      Se considerar somente os 0,33, o fundo pagou pouco.

      Valores do Informativo Mensal de Março/2014:
      Receitas Operacionais ———————-> 589.591
      Receitas Lucro Venda Imóvel ————-> 1.154.905
      Despesas Operacionais e com Vendas –> (352.689)
      Lucro no Período —————————–> 1.391.807
      Cotas Subscritas —————————–> 714.516
      Renda/Cota (Antes IR) ———————-> 1,948 (1.391.807 / 714.516)

      SEM LUCRO DE VENDA:
      Receitas Operacionais ———————-> 589.591
      Despesas Operacionais e com Vendas –> (352.689)
      Lucro no Período —————————–> 236.902
      Cotas Subscritas —————————–> 714.516
      Renda/Cota (Antes IR) (RENDA REAL)—> 0,332 (236.902 / 714.516)

      Abraços.

      Curtir

      1. Fabinvest,

        Exato. O problema é que o período analisado a amortização não estava mostrada. 🙂
        O que fiz foi analisar as cotas e comprá-las utilizando aqueles dados. Por conta disso eu consegui comprar dois imóveis ruins, um deles é o HTMX e o outro é o FLRP11B que não distribui nenhum rendimento.
        O que eu quero mostrar nesta análise é, será que se eu fizesse isso e aplicasse deste modo, o retorno seria interessante ?

        Uta!

        Curtir

  9. Fechamento do Índice Estagiário de FIIs de Fevereiro de 2014.

    O índice performou -6,05% no período, enquanto o IFIX chegou a bater -5,23% .

    Os papéis que mais caíram no período foram:
    HTMX11B: 30,40%
    FAED11B: 14,67%
    FFCI11: 12,66%

    Os papéis que mais subiram foram:
    CTXT11: 6,17%

    Com relação aos rendimentos, o mês de obteve proventos de 1,03%. Abaixo segue as informações detalhadas:

    Os ativos que menos representaram os proventos foram:
    FLRP11B: 0,00
    RBRD11: 256,66
    FFCI11: 297,08

    Os papéis que mais presentaram os proventos foram:
    MAXR11B: 1.243,62
    HTMX11B: 829,04
    BPFF11B: 511,73

    Uta!

    Curtir

      1. Tetzner,

        Estou considerando a renda. Ela sempre estará no índice.
        No caso, por exemplo de Fevereiro, ela possui os valores das rendas de Janeiro e Fevereiro acumuladas ali no final, onde está escrito Caixa.
        Ainda não sei o que irei fazer com o caixa, não sei se de tempos em tempos irei realocar, ou irei deixar ali quando terminar o período.

        Uta!

        Curtir

Não postar Links, nem referências à sites Externos, Emails, Telefones.