Carteiras e Comentários

carterias comentadas - ações
Pessoal,

Iremos comentar as carteiras de ações aqui, compartilhas expectativas e informações sobre as Ações!

Convidei o Ricardong e ele aceitou o desafio e vamos todos ajudá-lo nos comentários 🙂

Ricardong tem 31 anos e trabalha há 15 anos. Nomeou-se como empresário há 10 anos, desde que assumiu a gestão do primeiro negócio.

Trabalhou com revenda de combustível, educação – onde participou da implantação de uma  instituição de ensino superior – revenda de automóveis, incorporação imobiliária, construção e intermediação imobiliária.

É investidor no mercado imobiliário há 8 anos, com histórias boas e ruins para contar. Fez faculdade de administração de empresas e de engenharia civil.

“Isso aqui para dar certo tem ser um espaço feito por vários cérebros.
Sintam-se à vontade para compartilhar e contribuir meus caros!” Ricardong

* Contribuição do Tetzner:

Os melhores sites para se buscar informação financeira sobre empresas (minha opinião):

rápido e prático: FUNDAMENTUS
http://fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=bbas3

mais completo e detalhado: GUIAINVEST
http://www.guiainvest.com.br/resultado-trimestral/bbas3.aspx

para aqueles que gostam de aprofundar ainda mais: INVESTSITE
http://www.investsite.com.br/principais_indicadores.php?cod_negociacao=bbas3

Anúncios

966 comentários sobre “Carteiras e Comentários

  1. Boa tarde.

    Para os amigos comentaristas, segue minha carteira:

    TAEE11
    TIET11
    WIZS3
    IRBR3
    ITSA4
    PETR4
    STBP3
    BBSE3
    VIVT4

    Depois de muito tempo para ler, reler, planejar vi que preciso fazer algumas alterações.
    Minha ideia é de ter uma carteira “sossegada” com papéis que paguem no modelo trimestral / semestral. No máximo uma anual.
    Deste modo passei a manhã também estudando a mesma e vi que além dos prejuízos ainda não definidos pelo mercado pela situação econômica mundial ocorrida, teria que sair de PETR4 / VIVT4 / STBP3.
    Minha ideia está correta pelo meu planejamento? Vejo a oscilação da petrobrás como algo extremamente conflitante, mesmo visualizando que a presença do atual presidente da companhia tenderá a recuperação dela a LP. O que já está ocorrendo, imho.

    O que eu poderia acrescentar para cobrir estas três que pagam dividendo anual?
    Está é minha carteira de entrada, salientando.

    Além disto tenho uma debênture incentivada da CSRN-DEB71 que ao meu ver não será nada profícuo se o IPCA não tiver boa margem. 2.80% do ano de 2017 foi pra “torar”.

    Agradeço a atenção.

    Curtir

    • Caro , Madz0r

      Minha ideia está correta pelo meu planejamento? Sair de PETR4 / VIVT4 / STBP3: Os meus critérios para permanecer sócio é que a empresa tenha um LPA crescente , o que gera valor ao acionista minoritário.

      PETR4: LPA , analisando os dados desde 2001, vinha crescente até 2008, depois foi caindo a cada ano até 2013, quando passou a dar prejuízo em 3 anos consecutivos , 2014,15 e 16, revertendo em lucro agora em 2017. Isso mostra bem o risco estatal, onde o governo pode usar a empresa para seu beneficio em detrimento ao acionista minoritário. Cabe vc decidir se vc aceita esse risco.

      VIVT4: LPA, desde 2001 vinha muito bem com LPA crescente até 2014. Caiu bem em 2015 e vem se recuperando em 2016 e 2017. Das empresas do seu setor, tem os melhores indicadores. Seu ponto forte : lider cobertura 3G, geração de caixa acima da média do setor, receita com serviços de dados em expansão. Desses 3 empresas que vc indicou , é a mais equilibrada e com os melhores dados fundamentalista

      STBP3: LPA, com dados desde 2013 , a cada ano piora . Prejuízo a 3 anos consecutivos.

      O que eu poderia acrescentar para cobrir estas três que pagam dividendo anual?
      Empresas brasileiras que tem LPA e DPA crescente é quase uma missão impossível aqui no Brasil. Até as melhores empresas não conseguimos dados consistentes nesses 2 quesitos. Sugiro que vc tb estude o mercado americano que tem empresas espetaculares com esses 2 indicadores crescentes.

      Eu tenho uma carteira de BDR . Vc pode estudar o índice BDRX, que compõem empresas que tem formador de mercado. Assim vc tem liquidez para entrar e sair.

      Abs e bons investimentos

      Curtido por 1 pessoa

      • Vin,

        Agradeço o comentário.
        Realmente olhando pelo quadro técnico a permanência em PETR4 é furada. Exatamente por isso reduzi 50% do meu investimento dela já na quinta-feira, quando eu ainda estava no lucro.
        A VIVT4 vejo como boa pagadora de dividendos e com projeção rentável no setor porque as empresas que concorrem com eles estão bem abaixo no critério técnico de capacidade de geração de caixa.
        A STBP3 foi uma tentativa de aproveitar uma “onda”. Mas a marola me pegou. Ainda saiu hoje uma notícia de propina entre Conde Drácula e a gestora do porto. Queria poder voltar no tempo e ter me livrado dela já na sexta.
        Quarta-feira é contar 10 minutos e aguardar o sell out correndo.
        Tenho monitorado algumas ações americanas indicadas e acho que esta semana poderia ter sido semana de entrada depois das quedas da DOW JONES. Enfim, decisões que só pude estudar para mudar minhas perspectivas agora no Carnaval depois que tive tempo pra por a cabeça pra pensar fora do meu ambiente executivo.

        Google, Amazon, HomeDepot… Não tenho todas de cabeça. Mas agradeço o comentário pertinente.

        Curtir

    • tenho alguns arivos dessa carteira e vou comentar pelos que conheço e ou estudei alguma coisa
      Ações ainda nao é o meu forte e tbm estou aprendendo

      Taee é uma das minhas empresas preferidas. Vejo que o mercado tem ignorado que é uma empresa que gera um robusto caixa, mas está sendo penalizada com a modalidade de contabilidade IFRS que segue os padrões internacionais em que os ativos são corrigidos pelo IGPM. Como o igpm chegou a ser negativo de uns tempos pra cá, os resultados da taee ficaram pressionados. No entanto, o resultado regulatório, que mostra a geração de caixa efetiva segue bem robusto como pode ser observado no relatório. Além disso, o IFRS já provisiona as quedas das RAPS que passam a valer 50% em breve.
      No entanto, taee se mostrou uma empresa bem conservadora, preferindo abocanhar leilões com taxa de retorno interessante ao cotista e isso terá reflexos positivos no futuro. Excelente pagadora de dividendos

      TIET – empresa que está se posicionando mt bem no setor de geração, além de diversificar parte dos inestimentos em fontes alternativas às hidraulicas e mitigando um pouco do risco em caso de secas. Precisamos acompanhar o retorno desses investimentos e sigo bem tranquilo com a empresa

      IRB tbm gosto bastnte. MOstrou resultados sólidos e vale atentar para a redução dos sinistros, o indice combinado tbm diminuindo, o que mostra que as despesas tbm seguem reduzindo, custos melhorando, e com o ramo ainda subpenetrado, ha um upside no futuro.

      itsa, é uma das minhas preferidas. é uma maneira de comprar itub com desconto, já que itub responde por 90% ou mais do resultado de itsa. Alem disso, historicamente, itsa repassou quase que 100% dos lucros recebidos de itub.
      Rolou um investimento em alpargatas tbm que acaba dando uma diversificada setorial e vale a pena acompanhar de perto as outras empresas como elekeiroz, duratex, nova transportadora sudeste, algumas delas dando prejuizo e impactando pouco no resultado pela pouca expressividade no pl. Eu possuo itsa3. Apesar da menor liquidez, tem um desconto maior e sinto-me mais tranquilo tendo a mesma ação dos controladores.

      Curtido por 2 pessoas

      • Petrobras é um dilema. Eu sou funcionario e não comparia um lote sequer da empresa por alguns motivos.
        A empresa serve aos interesses do governo. Empresa estatal nunca vi com bons olhos. É uma empres amuito lucrativa, mas esses ultimos acontecimentos com corrupção me deixaram ainda mais céticos sobre o futuro da empresa. Nao paga dividendo, então nem entra na minha lista de estudo.

        BBSE tbm gosto bastante pelos mesmos motivos de irb
        abs e bons investimentos

        Curtido por 2 pessoas

      • Nessa política mesmo fiz uma alteração na carteira.

        Saíram STBP3 e PETR4 e entrou um reforço de WIZS3.
        Queimei ainda XPML e MALL, entrando VRTA, MFII, reforço em ABCP e SHPH.

        TIET11
        TAEE11
        WIZS3
        IRBR3
        VIVT4
        ITSA4
        BBSE3
        KNCR11
        KNIP11
        GGRC11
        VISC11
        ABCP11
        VRTA11
        MFII11
        SHPH11
        CSRN-DEB71

        Curtir

  2. WEGE3 0,5
    TAEE11 15,7
    ITSA3 15,6
    GRND3 4,6
    MPLU3 11,3
    UNIP6 5,2
    Enbr 4
    TIET11 5,9
    BBSE3 15,1
    IRBR3 9,1
    Xpom 13,8

    Carteira pro longo prazo com foco em empresas com boa margem, roe, e lucros.
    abs e bons investimentos

    Curtir

  3. Boa tarde pessoal queria que comentassem sobre minha carteira;
    Quanto tempo permanecer, com o que permanecer, o que aumentar, o que posso retirar ou o que posso acrescentar. Além disso alguém pode me ajudar com relação a eter3, se continuo acreditando ou espero uma leve subida e vendo.

    PETR4 3,20%
    CSAN3 1,60%
    USIM5 16,02%
    SANB11 0,96%
    SUZB3 1,60%
    MRFG3 3,20%
    CSAN3 0,64%
    BBAS3 0,64%
    FIBR3 0,32%
    GGBR4 1,60%
    LAME4 1,28%
    LIGT3 3,20%
    Rail3 1,60%
    Eter3 32,05%
    Flma11 32,06%
    Aguardo a resposta e muito obrigado

    Curtido por 1 pessoa

    • Boa noite!
      Pro pessoal poder comentar a sua carteira seria interessante você falar do seu objetivo com ela. É pra trade? Pq escolheu estes ativos? Tem a finalidade de ser uma carteira previdenciária (pra longo ou longuíssimo prazo)?
      Sem saber seus objetivos, só posso dizer que as ações escolhidas demandam monitoramento “de perto”. Muita empresa cíclica, com dívida alta, é preciso cuidado.
      Quanto a Eternit é uma empresa que perdeu seu diferencial competitivo que era o amianto. Vai ter que se reinventar. Por enquanto dá prejuízo e com prejuízo não paga dividendos, que era seu principal atrativo.
      Ficar ou sair de qualquer empresa é decisão do acionista, não dá pra dar pitaco nesse assunto.

      Curtido por 2 pessoas

  4. Resultado da evolução do LL em 2016 da minha carteira

    2016

    FINANCEIRO E OUTROS
    1 CIEL3 LL +14,1%
    2 ITUB3 LL-10,6%

    CONSUMO NÃO CICLICO
    3 HYPE3 LL+109,8%
    4 MDIA3 LL+29,9%

    SAUDE
    5 RADL3 LL+27,6%
    6 FLRY3 LL+82%

    CONSUMO CICLICO
    7 GRND3 LL+15,1%

    BENS INDUSTRIAIS
    8 WEGE3 LL-3,3%

    PETROLEO,GAS E BIOCOMBUSTIVEL
    9 UGPA3 LL+3,9%

    Curtido por 2 pessoas

    • Evolução do LPA e DPA de 2015 para 2016

      2015 2016
      LPA / DPA LPA / DPA
      FINANCEIRO E OUTROS
      1 CIEL3 1,61 / 0,62 1,84 / 0,64
      2 ITUB3 4,29 / 1,49 3,58 / 1,14

      CONSUMO NÃO CICLICO
      3 HYPE3 0,88 / 0 1,85 / 0,49
      4 MDIA3 5,34 / 1,22 6,93 / 0,50

      SAUDE
      5 RADL3 1,03 / 0,51 1,36 / 0,57
      6 FLRY3 0,68 / 0 1,45 / 2,43

      CONSUMO CICLICO
      7 GRND3 1,79 / 0,84 2,10 / 1,02

      BENS INDUSTRIAIS
      8 WEGE3 0,72 / 0,36 0,69 / 0,27

      PETROLEO,GAS E BIOCOMBUSTIVEL
      9 UGPA3 2,72 / 1,51 2,82 / 1,60

      Curtido por 1 pessoa

  5. Fiz algumas alterações em minha carteira agora no começo do ano e saíram:
    BBSE3: ótima empresa, com bons fundamentos, porém sempre me incomodou o fato do majoritário ser o BB e por consequência o risco estatal estar envolvido.

    CTIP3: Vai ser incorporada a BMF bovespa

    A minha carteira para 2017 atualizada ficou:

    FINANCEIRO
    1 CIEL3: Vem mantendo um bom crescimento dos lucros e bons fundamentos, apesar dos rumores de novos competidores e perda de market share. Vamos acompanhando os balanços . Até aqui só bons resultados

    2 ITUB3: em 2016 sofreu com o cenário adverso da economia, porém é literalmente uma máquina de fazer dinheiro.

    CONSUMO NÃO CICLICO
    3 HYPE3: finalizou a sua reestruturação e está focado agora no seu melhor business que é o farmaceutico. Com a venda da parte de cosméticos e preservativos, conseguiu controlar as dividas e tem caixa para investir em negócios que ganhem sinergia e escala para o seu business.
    6 MDIA3: devo confessar que foi um dos meus piores erros. Tinha ela em carteira, e na minha atualização anual , como faço todo o começo de ano eu a tirei da minha carteira a um tempo atrás, não lembro se foi há 1 ou 2 anos. Na época ela estava bem depreciada e havia feito várias compras a preços muito bons. Mas por não focar nos resultados de longo prazo e sim em resultados de apenas 1 ano, que não foram muitos na época, acabei cometendo esse que considero o meu pior erro , me desfazendo dela e agora voltei a abrir posição nela, mesmo muito acima do preço que havia vendido. Felizmente era uma posição pequena dentro do meu patrimônio o que acabou não gerando impactos maiores, apenas mais do ponto de vista psicológico.

    SAUDE
    7 RADL3: foi a que mais valorizou da minha carteira. Tanto que não comprei mais por estar ainda num percentual acima das outras mesmo sem aportes, apenas com a valorização. Empresa com crescimento orgânico forte, com resultados crescentes em cada trimestre. Impressionante.
    8 FLRY3: antes tarde do que nunca. Empresa com ótimos resultados de 2 a 3 anos para cá. Mas que apresentou forte valorização apenas ano passado. Fui conhecer o seu business só agora e gostei dos seus indicadores. Abri posição no primeiro dia de pregão da bolsa. Empresa reconhecida pela qualidade e muito valorizada no meio médico.

    CONSUMO CICLICO
    9 GRND3: empresa com ótimos fundamentos e parte da receita vinda do mercado externo. É a empresa com o menor P/L da minha carteira e uma tx de crescimento composto do lucro muito bom. Para mim é uma empresa que está subavaliada

    BENS INDUSTRIAIS
    10 WEGE3: da mesma forma que a grendene, apresenta uma boa parte da sua receita vinda do mercado externo, o que diminiu a dependência de seus resultados a economia local, algo muito positivo. Ótimos fundamentos e sólido modelo de negócio

    PETROLEO,GAS E BIOCOMBUSTIVEL
    11 UGPA3: Uma empresa com varias frentes de negócios: Ipiranga, armazenagem, gas, oxiteno, e agora em forte expansão a rede de farmácias na região norte e nordeste. Empresa que vem conseguindo manter uma ótima tx de crescimento em detrimento do cenário adverso

    Curtir

    • Tenho algumas ações iguais:

      GRND3 muito potencial de crescimento e nos eixos. Acho melhor que Alpargatas, culpa da JBS, embora havaianas seja uma grande marca. Teve uma queda na cotação e aproveitei.

      HYPE3 voltou aos eixos quando saiu do esquema “empresa campeã” e a família controladora caiu fora. Também teve leve queda na cotação num período e vejo grande futuro ao focarem só em remédios.

      ITUB3 nem acompanho muito esse setor. Gosto mais do que BBDC3 que também tenho. Tenho BVMF3, que apesar de todas as reclamações, é um grande monopólio e ficará mais forte se aprovarem a compra da CETIP.

      Estou pensando em CIEL3, mas as interferências do governo, a parceria Bradesco BB, concorrência com bandeiras, ter outros papéis nesse setor, me deixa um pouco reticente. O momento parece bom pela queda na cotação.

      A cagada do momento foi ter comprado BRFS3 sem pesquisar o setor, só por intuição. Aí é naba na certa. Vou aguardar um pouco pra me livrar dessa bomba.

      Tenho também VALE3 e PETR3. Sabia que iam se recuperar, mas não dei allin, mantive a carteira equilibrada.

      Pra fechar, uma do setor elétrico ENGI3, era Tractebel. Empresa redonda no setor, não sofreu com a crise. Cotação está meio de lado. Lembrando que recomecei em ações durante 2016.

      Curtido por 2 pessoas

      • só discordo de sair de BRFS. tenho-a em grande conta. já que já tá encarteirada, não sai sem antes estudá-la. 🙂
        segunda posto alguns pontos interessantes sobre ela. agora tô no celular.
        abs

        Curtir

      • Sobre BRFS (alguns pontos a considerar):

        – Início das operações da Sadia Halal (One Foods) sugere que a BRFS será um dos principais players do mercado muçulmano;
        – A BRFS é uma das poucas empresas a possuir certificação de abate em acordo com especificações religiosas (abate halal, por exemplo), diferencial significativo para exportações;
        – Recentes casos de gripe aviária na Ásia abre mais oportunidades para exportação em 2017;
        – Declínio do preço do milho a partir do segundo semestre de 2016;
        – A companhia tem um bom nível de “hedge natural”, considerando suas plantas produtoras que têm seus custos e receitas em moeda forte;
        – A BRF segue com sua estratégia de consolidação via aquisições estratégicas, que protegem seus mercados;
        – Incremento da exportação para o mercado chinês (oportunidades de parceria estratégica na região);
        – Tendência estratégica de de globalização, que posiciona a cia. como líder mundial na produção de frango;
        – Track record de sucesso na Argentina sugere expansão para Peru e Paraguai;
        – Apesar da expansão internacional, o nível de alavancagem foi mantido.

        Abs

        Curtir

      • BRFoods ou BRFerro oi BRFumo? Má-governança + Empresa cíclica + Empresa de receita, sem lucros consistentes + metida em rolo, lava jato, etc há muito tempo = Fumo, Ferro e choro

        Curtir

  6. Meu time para 2017

    FINANCEIRO E OUTROS
    1 CIEL3
    2 CTIP3
    3 BBSE3
    4 ITUB3

    CONSUMO NÃO CICLICO
    5 HYPE3
    6 MDIA3

    SAUDE
    7 RADL3
    8 FLRY3

    CONSUMO CICLICO
    9 GRND3

    BENS INDUSTRIAIS
    10 WEGE3

    PETROLEO,GAS E BIOCOMBUSTIVEL
    11 UGPA3

    Curtir

  7. Analisei a maioria das empresas na bolsa e como critério base pensei em bons lucros e números nos ultimos 5 anos, chegando eu nas seguintes empresas ARZZ3 /BVMF3 / ENBR3 / EVEN3 / FLRY3 / GRND3 / GUAR3 / RENT3 / LREN3 / MDIA3 / MULT3 / SULA3 / RADL3 / SNSL3 / SMTO3 / UGPA3 / TBLE3 / LEVE3 / CIEL3 / ODPV3 / BRFS3 / WEGE3 / HGTX3 / GRND3 / PSSA3 / ESTC3 / TIMP3 / TOTS3 sendo que eu tenho ITSA / WEGE / ODPV3. Alguém vê mais algumas empresas lucrativas fora essas e bancos???

    Curtido por 1 pessoa

      • EZTC eu fico fora mais pelo setor, os dados não estão ruins daria pra manter se não achasse o mercado de atuação da empresa pesado. Já TIMP3 eu acho melhor que VIVT3, pois não gosto de PN e a VIVT3 não tem liquidez. A BBSE e ABEV realmente faltaram a ABEV tava até na minha lista de desejos e acabei esquecendo d colocar aqui a BB tava fora por já estar exposto a banco, mas são otimas compras. CTIP fico meio com o pé atrás por não saber como vai ser a fusão com BVMF, mas tb é um bom papel. Já UGPA já esta na lista, mesmo com a alta da dívida incomodando um pouco, até por estar num patamar até baixo e talz.

        Curtido por 1 pessoa

Não postar Links, nem referências à sites Externos, Emails, Telefones.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s