Carteira e Diversificação

BresserCollor

Os fantasmas dos planos Bresser e Collor ainda fazendo vítimas até os dias de hoje.

Só no pregão de ontem, as quedas foram: BBAS -7,25%   BBDC -2,5% e ITAU -2,1%.

Mas os bancos ainda não terão que desembolsar os R$ 341 Bilhões, pois falta o STF julgar.

Talvez o susto tenha sido grande pois essa decisão do STJ não era esperada, uma vez que segundo especialistas, colocaria todo sistema financeiro nacional em risco.

E foi mais rigorosa a queda em BB pois ele e a Caixa respondem por 50% dessa fatura salgada a se cobrada.

O perfil da maioria dos clientes desses bancos são de poupadores, já nos outros existe uma maior diversificação com a oferta de produtos financeiros diversificados.

Quando compramos uma ação de qualquer empresa, devemos olhar além dos números reportados; precisamos entender o seu negócio, imaginar para onde ele está indo e entender se isso é uma evolução.

Praticamente toda ação tem algum risco, seja de uma canetada, uma pendência judicial ou ainda algo inerente ao seu negócio: mudança tecnológica, jurídica ou de tendência de consumo.

Para mitigar esse tipo de risco, usamos a diversificação com restrição setorial, ampliamos e aprofundamos o estudo e comparamos pares.

Em quais Bancos você investe?  

Autor: Tetzner

Engenheiro, Investidor há mais de20 anos, autor de 2 livros e pioneiro em Fundos Imobiliários :)

18 comentários em “Carteira e Diversificação”

  1. Estou me aprofundando na análise dos ”Bancões”.
    O Bradesco tem me chamado bastante a atenção, especialmente diante do cenário de ascensão das classes D e E, onde o Banco possui forte presença, e das diversificadas fontes de receita. Segue abaixo uns pontos que considerei interessantes:
    *Presença em ‘todas’ as cidades do país, inclusive em favelas e comunidades indígenas.
    *Fundador da CIELO junto com o BB, ambos possuem 28% cada da mesma.
    *Dono de 50% da Odontoprev.
    *O Grupo Bradesco Seguros é o maior em operação no mercado segurador brasileiro, que por sinal é bastante concorrido.

    O Brasil ainda é uma criança em termos de expansão de crédito. Na maioria dos países desenvolvidos, o crédito corresponde a mais de 100% do PIB, enquanto no Brasil o crédito corresponde a apenas 30%.
    O Mercado de Pagamentos Eletrônicos, Cartões, e Seguros também ainda tem muito espaço para crescer.

    Abraço

    Curtido por 2 pessoas

  2. Bradesco me acompanha a muitos anos. Vejo a queda pra este e pro itau como possibilidade de entrada. Ja pra Banco do Brasil ainda vejo cenario volatil. O setor financeiro e especialmente o de bancos hoje representam quase 50% do indice e devem estar na carteira de qualquer investidor. Enquanto o sistema for o capitalista, este setor sera sua principal engrenagem. Claro que nao a unica, pois industria e comercio o fazem girar. Acho que tem que ficar de olho pois tem muita coisa que acontece na vrspera e muitas outras que acontecem depois do fato concretizado. Legal ver que muitos fundos abarrotados desses papeis irao sofrer ate o fato ser concluido. Atentem a isso tb.
    Valeu!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Gama, não sei se o jeito marrento do carioca ou se realmente as análises são pouco baseadas em fatos concretos, dados fundamentalistas ou outras fontes que não o achismo, mas para os contribuidores do blog devemos ter um maior cuidado na língua escrita sem gírias e nos dados palpáveis. Valeu?!

      Curtir

      1. Mas há um bom tempo que tenho deixado BBAS de lado, bem antes desta questão dos planos.
        Comecei a ficar com pé atrás desde o IPO do BBSE. Depois veio a venda de uma grande quantidade de imóveis de propriedade do BBAS. Isso me incomoda um pouco pois parece que a empresa estava necessitando de dinheiro além do que é gerado pela sua própria atividade bancária.
        Recentemente o Banco deu sinal de que está pensando em diminuir seus dividendos. O próximo passo será qual, emissão de ações? Eu não duvido, rs.
        Juntando ao fato de que meu perfil é investir em empresas de menor valor de mercado, o sinal amarelo foi dado.
        Abraços

        Curtido por 2 pessoas

      2. AdP
        essa desmobilização de ativos é mais pelo Basileia III
        no caso do BB talvez seja mais crítico aquilo que mais pesa em sua precificação: a participação do governo

        fizeram o BBPO11 e na época já avisaram que gostaram e fariam o progressivo III, gerou um belo lucro inclusive para o banco

        Curtido por 1 pessoa

    1. O que me incomoda no BB hoje além dessa questão dos planos(variável sem controle que pesa em todos os bancões) é a baixa rentabilidade na operação bancária.

      Venderam BBSE, o que pra mim é um bom movimento – Somem a participação do BB na BBSE e na Cielo e comparem com o valor de mercado do banco.

      Venderam e venderão mais imóveis. OK. Faz sentido também.

      O que me incomoda é que essa grana fortalece o PL do banco, MAS o banco não consegue gerar operações de crédito com a mesma rentabilidade do Bradesco e Itau.

      Agora, nesse valuation, acho que vale ser acionista com a devida diversificação e prudencia.

      Curtido por 2 pessoas

      1. Ricardong
        e nunca vai ter um retorno enquanto for usado para conter os bancões… é massa de manobra, por isso sabemos que pesa tanto na precificação de valor da ação

        SE funcionasse como um bancão, vishhh não tinha concorrente

        Curtido por 1 pessoa

  3. Por enquanto tenho somente BB, mas pretendo ter ITUB e BBDC também.

    Gosto muito do setor financeiro, um dia me disseram:

    “Eles tem um ‘produto’ que é aceito por todo mundo, e que todo munto quer!” 😉

    Curtido por 1 pessoa

    1. Rapa, como assim stopar? Entrou para trade?
      Bom, eu fiz uma pequena venda nela quando bateu em 25.25, mas apenas um pouco porque nunca vendo tudo, agora já estou querendo comprar mais quando bater em 21 (se bataer). Esta empresa cicla muito, e tento surfar a onda dela, de vez em quando dá certo, rs. Mas como paga bons dividendos gosto sempre de tê-la encarteirada.
      Minhas últimas compras foram em 24 no ano passado e depois 20 neste ano.

      Curtir

    2. Mas se vc já está comprado o timing de vender já passou, agora é hora de começar pensar em nova compra, ainda mais com esta confusão de julgamento que vai fazer a mandada sair correndo, aí nós entramos novamente, sacou?

      Curtir

Não postar Links, nem referências à sites Externos, Emails, Telefones.