Vale já era?

minerio

As ações da empresa Vale vem sofrendo contínuas quedas nos últimos anos, com momentos de breve recuperação e seguidos de novas quedas e mínimas históricas.

O que está havendo com ela então; será que “Vale já era?”

Sua elevada dependência com a China, que passa por desaceleração, e seu principal produto o minério com preço caindo no mercado internacional, podem explicar isso.

Ter o governo na sociedade também não ajudou muito e algumas decisões políticas trouxeram grandes impactos sobre seus resultados, como a recente adesão ao REFIS e o pagamento de R$ 22,3 Bilhões.

Pelo jeito a coisa não vai parar por ai, vejam o noticiário de Hoje:

“A commodity ampliava a queda no mercado spot chinês, nesta 3ªF, após três grandes mineradoras da CHINA anunciarem o segundo corte nos preços, em apenas três semanas. Abaixo dos US$ 100/t., o minério de ferro está na menor cotação em 20 meses. A perda no ano é de quase 30%. A desvalorização é atribuída ao ritmo mais fraco da atividade na CHINA.”

RIP (Rest In Peace)  VALE 

Alguém consegue ver uma luz no final do túnel?

Autor: Tetzner

Engenheiro, Investidor há mais de20 anos, autor de 2 livros e pioneiro em Fundos Imobiliários :)

3 comentários em “Vale já era?”

  1. E antes da China, o que era a Vale?

    Grande verdade que a China é o principal cliente da Vale, mas não podemos desconsiderar que a redução dos preços do minério de ferro exclui automaticamente os menores players do mercado, visto a dificuldade de trabalhar com uma margem reduzida.

    Sem contar que esses ciclos dissociam as grandes empresas das empresas. Mercado de Minério é só para quem tem casca grossa e caixa grande para aguentar turbulências.

    As crises cíclicas também costumam favorecer as empresas eficientes e concentrar o mercado ainda mais. Lembrando que a Vale esta conduzindo com sucesso sua reestruturação.

    Acredito que a Vale tenha uma bela carta na manga chamada S11D, será ela quem manterá a Vale no jogo como vencedora.

    E convenhamos, comprar abaixo do valor patrimonial (sem considerar próximas minas a serem exploradas) é um belíssimo negócio.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Empresa ciclica é isso ai, tem momentos bons e momentos, no caso da Vale (não tão bons, não se pode dizer ruins).

      O ponto é que ela tem um produto melhor a um custo de produção menor, então tem vantagem competitiva, mas por melhor que seja o management ela está dentro do setor mineração, que historicamente funciona assim. Dias melhores virão.

      Por isso que nos outros posts eu sempre coloco em relação as empresas. São boas etc, mas são ciclicas e o ciclo está mais fraco e o mercado normalmente antecipa no preço o que vem no balanço.

      Curtido por 1 pessoa

    2. Me perdoe, mas nao gosto deste tipo de post. Empresas de commodities sao ciclicas e ponto final.

      A geracao de caixa da Vale eh forte, o potencial de lucro eh alto, a divida eh administrada, a administracao eh boa. A empresa tem pouquissima intervencao administrativa do nosso incompetente governo.

      Falar q uma empresa como essa vai morrer, nao da! Ainda mais depois de tantos custos nao-recorrentes e potencialmente reversiveis. O lucro liquido nem sempre eh a resposta para tudo.

      Muito bons comentarios dos amigos aqui acima. Wagner e aspirante. Parabens!

      A Vale produz o minerio de ferro mais puro, com o menor custo do mercado. Um dos poucos setores, junto com a agricultura, onde temos o maior nivel de produtividade do mundo. Quem acha q a economia mundial vai contrair no longo prazo eh melhor tirar o dinheiro do mercado e colocar debaixo do colchao. Economia cresce, demanda por commodities tao basicas aumenta e o preco sobe junto. Mercado ciclico!

      Por fim, este tipo de empresa eh um dos mais complicados para tornar-se socio devido ao fator ciclico. Mas os resultados no longo prazo sao promissores. Tenho Vale ha algum tempo, com PM alto e nao precisei comprar ainda pela minha estrategia. Mas a Vale esta com “luz verde” para compras quando o metodo mandar comprar e deve ocorrer em breve.

      Curtido por 1 pessoa

Não postar Links, nem referências à sites Externos, Emails, Telefones.