O que fazer com o JCP e o Dividendo?

Pergunta

Gostaria de saber o que cada um de vocês faz com o dinheiro que entra conta da corretora?

Aquele proveniente dos Juros sobre o Capital e Dividendos do investimento em Ações:

a) Você reinveste no mesmo ativo que pagou?

b) Reinveste no que está melhor ou em uma nova posição?

c) Usa o dinheiro para pagar as contas e viver de Renda?

d) Deixa a merreca parada na conta 🙂

É bem verdade que nem todos tem capital investido suficiente para prover renda vultosa, ao ponto de se tornar uma preocupação sobre o que fazer com esse montante.

Mas vejam o estudo do amigo Rodrigo aqui no blog e tenha a exata noção do quão importante é saber desde cedo que rumo seguir.

Eu chamo todo o dinheiro que entra na conta de “fluxo de caixa” e uso-o para alocar naquilo que melhor remunerar meu capital no momento.

Recentemente fiz uma operação de Compra em Vale5 apenas com o dinheiro recebido de seu próprio juros sobre capital investido.

Foi estranho, primeiro porque comprei poucas cotas e já fiquei de olho no custo da corretagem e segundo porque no momento a empresa enfrenta muitos desafios e talvez pudesse investir noutra empresa em melhor situação.

O que me convenceu foi pensar assim:

“Oras, afinal foi ela quem me pagou, esse valor saiu dela e se eu quero continuar a ser sócio da empresa”

e você, nessa situação, o que faria?

12 comentários sobre “O que fazer com o JCP e o Dividendo?

  1. Estou iniciando agora com os investimentos e estava justamente com essa dúvida. Vocês deixam algum saldo na conta da corretora? Pergunto isso pois ainda não entendo direito como funciona o investimento fracionado e gostaria de saber se consigo dar destino até a pequenos valores. Obrigado.

    Curtir

  2. O que fazer com o JCP e o Dividendo?
    Eu sempre reinvisto nos Fiis (no próprio ativo ou em outro Fii) ou em Ações. Depende das oportunidades do momento. Eu nunca uso para sacar ou pagar contas. Para pagar a corretagem, eu faço o seguinte: quando entra o rendimento, eu injeto um pouco mais de dinheiro novo para cobrir os gastos.

    Curtir

  3. No meu caso, os rendimentos de fiis e ações eu invisto em títulos públicos. Dou preferência ao pré-fixado com vencimento em jan/18, mas também compro com vencimento em 2035. Dinheiro novo, vou comprando ações que pagam dividendos e fiis.

    Curtir

  4. Dando um ctrl c e ctrl v na parte de FIIs:
    “Na minha opinião, tudo depende de que período da vida financeira do investidor estamos falando…
    No começo é interessante sempre reinvestir os dividendos ganhos, assim tiramos mais proveito dos juros compostos. Agora, onde investir e como investir fica a critério de cada estratégia.
    Quando o investidor conseguiu acumular o valor estipulado, ai é interessante começar a retirar os rendimentos para usufruto.

    Na verdade não tem muito segredo 🙂

    Uta!”

    Curtir

  5. Eu utilizo 2 métodos:

    1) Comprar o ativo que está com “menas” participação na carteira em %, ou seja, procuro manter a mesma proporção entre todos os ativos na carteira

    2) Se ao tentar aplicar o método 1, a ação escolhida estiver no momento passando por uma situação estranha, duvidosa ou que aparenta não ser a melhor, escolho outro ativo da carteira para aumentar a posição e que gere mais resultados, ainda que desbalanceie a carteira momentaneamente.
    Ex: Se eu tivesse BRIN3 e fosse disse de ir as compras, e ela estivesse com menor participação na carteira, eu não “pegaria faca caindo” e não compraria, dado o cenário de incertezas sobre mais quedas nos dias seguintes, etc. (o que veio a acontecer). Nota-se que comprar algo que sofre boa desvalorização incorrerá em esperar mais até que o ativo volte ao preço “normal” (antes da queda) e passe a dar alguma valorização.

    O reinvestimento dos dividendos/JCP/rendimentos de FII são obrigatórios para aqueles que querem ver o capital crescer.

    E por fim, não concordo com a estratégia de se reinvestir o recebido nos ativos que os geraram, visto que no momento da compra eles não necessariamente interessantes (e não estou falando de cotação, ok ?). É preferível reinvestir em outro papel novo na carteira do que reinvestir no gerador do rendimento em virtude dele não ser/ter boas perspectivas. Se posso comprar ativos de melhor qualidade/resultado,etc devido a uma promoção do momento (MDIA a 83 e GRND a 14), pq compraria BRIN só pq foi ela que me gerou os dividendos ? Não né…
    Por isto posso usar o que BRIN gera de dividendos até para diminuir a exposição nela em ativos mais seguros.

    Abraços

    Curtir

  6. Carteira atualmente com 15 FIIs acompanhados de perto. Duas compras mensais. Uma no início do mês com dinheiro do aporte e outra na metade com o dinheiro dos Dys e afins. Método de compra: Compro o FII que estiver com menor peso na carteira no dia. Sem rolos, menor participação = compra da vez.

    Curtir

  7. Por enquanto, pela carteira pequena e por estar sempre investindo mensalmente parte do salário eu junto os dividendos/juros/aluguéis com o aporte mensal e faço as compras do mês, independente de onde veio o dinheiro. Não me obrigo a investir os dividendos nas mesmas ações nem os rendimentos nos mesmos FIIs, só me obrigo a investir, nunca tirar e sempre acrescentar. O poder dos juros compostos funciona independente de onde você colocar os rendimentos, desde que coloque em ativos que lhe deem ainda mais rendimentos.

    Abraços.

    Curtir

  8. Eu reinvisto todos os meses tudo que vou recebendo, aluguel de ações, rendimentos de FIIs, dividendos, JCP com o dinheiro novo em uma ação ou FIIs que encontram-se em defasagem na minha carteira para manter o equilíbrio. Tenho feito isso nos últimos 2 anos e estou muito feliz com os resultados. Me esforço ao máximo para não ter que tirar nenhum centavo dos investimentos e assim vou reaplicando tudo com o objetivo de um dia viver desses rendimentos.

    Abraço Tetzner e parabéns pelo Blog. Eu acompanho você já fazem uns 2 anos.

    Curtido por 1 pessoa

Não postar Links, nem referências à sites Externos, Emails, Telefones.

