CVCB – CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A.

CVCB3

Somos a maior operadora de turismo na América Latina em valor de reservas contratadas em 2012, segundo a Euromonitor. Oferecemos uma gama diversificada de produtos e serviços focados primordialmente em pacotes turísticos para famílias brasileiras de todas as classes sociais, com ênfase nas famílias da classe média em expansão. Nosso amplo portfólio de mais de 1.000 destinos domésticos e internacionais combinam tarifas aéreas, transporte terrestre, hospedagem, seguro de viagem e outros serviços complementares de viagem a preços acessíveis e com condições de pagamento flexíveis. Em 2012, nossas reservas contratadas totalizaram aproximadamente R$4 bilhões, e embarcamos mais de três milhões de passageiros. Nossos produtos e serviços são distribuídos por meio das nossas 750 lojas exclusivas distribuídas por todo o Brasil, através da nossa plataforma de distribuição online (no site http://www.cvc.com.br) e da nossa rede de agentes credenciados com mais de 6.500 agentes independentes.

De acordo com um estudo sobre gastos com viagens feito pelo Ministério do Turismo e dados da IPC Marketing Editora Ltda., ou “IPC-TARGET,” respondemos por 11,4% do total dos gastos realizados no mercado brasileiro de viagens de lazer em 2012.

Por mais de quatro décadas, temos oferecido aos nossos clientes produtos e serviços turísticos pré-definidos ou customizados com condições de pagamento flexíveis e propostas de valor que têm se mostrado satisfatórias para nossos clientes. Somos um dos pioneiros no fornecimento de pacotes turísticos às famílias brasileiras, e oferecemos uma gama variada de produtos que atendem a todas as classes sociais. Oferecemos pacotes de turismo que combinam tarifas aéreas, transporte terrestre, hospedagem, seguro de viagem e outros serviços auxiliares de viagem, sendo que não somos proprietários de ativos permanentes tais como hotéis, aeronaves, ônibus ou navios de cruzeiro, nem usualmente pagamos antecipadamente quartos em hotéis ou assentos em aeronaves. Este modelo de baixo nível de investimento em ativos nos permitiu atingir retorno sobre o nosso investimento superior a 35%. Em 2012, nosso retorno sobre o capital investido, ou “ROIC,” foi de 38,3%, e no período de doze meses encerrado em 30 de setembro de 2013, nosso ROIC foi de 35,1%.

Em decorrência do nosso longo histórico operacional, oferta diversificada de produtos, serviços diferenciados e assistência personalizada ao consumidor, vasta rede de lojas e investimentos significativos em marketing, acreditamos ter estabelecido a CVC como uma marca reconhecida pelas famílias brasileiras e uma marca líder do setor de turismo no Brasil. Em 2011, 2012 e 2013, fomos citados como uma marca “Top of Mind” pelos consumidores do setor de viagens de turismo no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela Folha de São Paulo, um dos maiores e mais conhecidos veículos de mídia do Brasil. Em virtude desses fatores, bem como de nosso modelo de negócios de baixo nível de investimento e ampla plataforma de distribuição, acreditamos estar posicionados para continuar atendendo às demandas de viagens de turismo do consumidor brasileiro de classe média em constante crescimento.

Nossa presença de mercado garante aos nossos fornecedores acesso a uma ampla base de clientes e uma maior previsibilidade de demanda, o que fortalece nosso relacionamento de longo prazo com nossos fornecedores e amplia uma das nossas principais vantagens competitivas. De acordo com nossas estimativas, em média, nossas reservas de diárias em hotéis ultrapassam a quantidade de reservas de diárias disponíveis da segunda maior cadeia de hotéis do Brasil e, em média, nossa quantidade diária de passageiros embarcados é praticamente equivalente à quantidade de passageiros embarcados pela TAM ou pela GOL no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos aeroportos mais movimentados do Brasil. Além disso, nós alavancamos e fortalecemos nossos relacionamentos de longo prazo com hotéis, companhias aéreas, operadoras de cruzeiros marítimos e companhias de transporte terrestre para oferecer aos clientes uma seleção de pacotes turísticos a preços acessíveis com condições de pagamento flexíveis. Ademais, acreditamos que nossa escala nos permite proporcionar uma gama de produtos atrativos aos nossos clientes.

Atuamos nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal através de uma rede de distribuição que conta com diversos canais em 288 cidades. Em 30 de setembro de 2013, possuíamos 802 lojas exclusivas, das quais 33 são lojas próprias, 684 são operadas por franqueados e 33 por agentes exclusivos. Operamos através de contratos master de franquia de longo prazo e contratos de franquia (com prazo de dez anos, ao final do qual são renováveis por acordo mútuo) com metas de desempenho, funções e territórios pré-estabelecidos, bem como procedimentos e taxas de serviço padronizados. Nenhum master franqueado isoladamente foi responsável por mais do que 7% de nossas reservas, e nenhum franqueado foi responsável por mais do que 4% das nossas reservas no período de nove meses encerrado em 30 de setembro de 2013.

Contamos ainda com mais de 6.500 agentes credenciados independentes que vendem nossos produtos e serviços nos seus próprios pontos de venda, e que representaram 20% das nossas reservas no período de nove meses findo em 30 de setembro de 2013. Além disso, oferecemos nossos produtos e serviços através da nossa plataforma de distribuição online que vem se desenvolvendo rapidamente (www.cvc.com.br), a qual teve mais de 49 milhões de visitantes em 2012, segundo o Google Analytics, e cujo tráfego de visitantes apresentou uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de 18,6% de 2010 a 2012. Nosso site na Internet foi classificado como um dos sites mais visitados do setor de turismo no Brasil em 2012, segundo o Tnooz. No período de nove meses findo em 30 de setembro de 2013, nossa plataforma de distribuição online gerou reservas no valor de R$105 milhões.

Nossos Principais Segmentos de Negócios

Atualmente, nossos principais segmentos de negócio são:

Doméstico. Pacotes turísticos e soluções pré-definidos ou customizados com voos regulares e fretados para todas as regiões do Brasil, incluindo passagens aéreas, transporte terrestre, hospedagem e serviços personalizados aos nossos clientes, além de guias turísticos especializados, entre outros. A receita bruta de nossas operações domésticas representaram 63,1% e 63,7% do total da receita bruta no período de nove meses encerrado em 30 de setembro de 2013 e no exercício encerrado em 31 de dezembro de 2012, respectivamente.

Internacional. Pacotes turísticos e soluções pré-definidos ou customizados com voos regulares e fretados principalmente para países da América e da Europa, incluindo passagens aéreas, transporte terrestre, hospedagem e serviços de suporte aos nossos clientes no exterior. Alguns pacotes internacionais incluem guias fluentes em português. A receita bruta de nossas operações internacionais representaram de 33,9% e 32,7% do total da receita bruta no período de nove meses encerrado em 30 de setembro de 2013 e no exercício encerrado em 31 de dezembro de 2012, respectivamente.

Cruzeiros Marítimos. Pacotes turísticos em cruzeiros realizados no Brasil e no exterior são oferecidos por meio de parceiras com a Pullmantur, o Grupo Costa e a MSC Cruzeiros. Na mais recente temporada de cruzeiros (de outubro de 2012 a abril de 2013), nossas operações com cruzeiros marítimos representaram aproximadamente 23% do total de cabines oferecidas no mercado brasileiro de cruzeiros marítimos segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, ou ABREMAR. A receita bruta de nossas operações de cruzeiros marítimos representaram 2,4% e 2,9% do total da receita bruta no período de nove meses encerramento 30 de setembro de 2013 e no exercício encerrado em 31 de dezembro de 2012, respectivamente.

RI: ri@cvc.com.br

Site: http://ri.cvc.com.br

12 comentários sobre “CVCB – CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A.

  1. Agência de viagens CVC compra rival Experimento por R$41 mi
    quinta-feira, 29 de dezembro de 2016 19:14 BRST Imprimir
    SÃO PAULO (Reuters) – A agência de viagens CVC anunciou nesta quinta-feira a compra da rival de menor porte Experimento, focada no segmento de intercâmbios, por 41 milhões de reais.

    “A aquisição permite a expansão da CVC no mercado de viagens de intercâmbio e fortalece ainda mais a relação com seus parceiros comerciais e canais de distribuição”, disse a empresa, em nota.

    Os acionistas controladores da CVC, Carlyle Group e o investidor brasileiro Guilherme Paulus, levantaram 381 milhões de dólares em agosto ao vender parte de suas participações na CVC.

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  2. CVC Brasil tem aumento de 2,8% na receita do 3T16

    A receita líquida do grupo CVC totalizou R$ 276,3 milhões no 3T16, crescimento de 2,8% em comparação com a receita liquida Pro Forma do Grupo CVC do 3T15. O lucro líquido do Grupo CVC foi R$ 56,7 milhões no 3T16.

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    • EBITDA e Lucro Líquido Ajustado Pro Forma do Grupo CVC apresentaram Crescimentos de 10,8% e 18,7%, respectivamente, no 3T16

      Destaques do Período*

       As reservas confirmadas do Grupo CVC totalizaram R$2.271 milhões no 3T16, representando uma alta de 2,6% em relação ao 3T15 Pro Forma, ou 38,2% em relação ao 3Q15 da CVC. No 9M16, as reservas confirmadas totalizaram R$6.408, representando queda de 0.7% em relação ao 9M15 Pro Forma, ou um aumento de 56% em relação aos 9M15 da CVC.

       O EBITDA ajustado do Grupo CVC foi de R$142,3 milhões no 3T16, crescimento de 10,8% quando comparado com o 3T15 Pro Forma, ou 17,8% em relação ao 3Q15 da CVC. No 9M15 o EBITDA ajustado foi de R$371.1 milhões, representando crescimento de 11,4% em relação ao 9M15 Pro Forma, ou 24,4% em relação aos 9M15 da CVC.

       Lucro líquido ajustado do Grupo CVC foi de R$55,8 milhões no 3T16, aumento de 18,7% em relação ao 3T15 Pro Forma, ou 4,4% em relação 3T15 da CVC. No 9M16, lucro líquido ajustado foi de R$ 136,8 milhões, representando crescimento 16,5% em relação ao 9M15 Pro Forma, ou 4,0% em relação aos 9M15 da CVC.

       O retorno sobre o capital investido (ROIC) do Grupo CVC ao longo dos últimos 12 meses findos em 30 de setembro de 2016 foi de 39,6%. O ROIC da CVC ao longo dos últimos 12 meses findos em 30 de setembro de 2015 foi de 43,2%.

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  3. pra voce helio!!

    CVC reporta crescimento de 4,4% nas reservas confirmadas no 3T16 x 3T15

    Foram confimadas R$ 1.429 milhões em reservas no 3T16, totalizando R$ 4.044 milhões no 9M16, crescimento de 4,4% e 4,2%, respectivamente. No 3T16 as vendas através das lojas exclusivas cresceram 6%. Como consequência da estabilização do câmbio, a venda do segmento internacional continuou apresentando tendência de recuperação no 3T16. A recuperação do segmento internacional refletiu em uma distribuição mais homogênea entre a compra para embarque no mesmo trimestre e para embarque nos próximos trimestres, fato que demonstra mais confiança do consumidor. Segundo a CVC o movimento foi impactado negativamente em agosto pelas Olimpíadas e pelo cenário político. As vendas de julho e setembro tiveram crescimento de 8,2%, enquanto agosto apresentou queda de 2,4%. No 3T16 foram inauguradas novas 23 lojas.

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  4. EBITDA e Lucro Líquido Ajustado Pro Forma do Grupo CVC apresentaram Crescimentos de 13,6% e 22,6%, respectivamente, no 2T16

    Destaques do Período*
     As reservas confirmadas do Grupo CVC (CVC, RexturAdvance e Submarino Viagens) totalizaram R$2.147 milhões no 2T16, representando queda de 0,9% em relação ao 2T15 Pro Forma (comparado a uma queda de 3,9% de queda no 1T16). No 1S16, as reservas confirmadas totalizaram R$4.209, representando queda de 2.4% em relação ao 1S15 Pro Forma

     O EBITDA ajustado do Grupo CVC foi de R$81,4 milhões no 2T16, crescimento de 13,6% quando comparado com o 1T15 Pro Forma. No 1S16 o EBITDA ajustado foi de R$228.8 milhões, representando crescimento de 11,8% em relação ao 1S15 Pro Forma

     Lucro líquido ajustado do Grupo CVC foi de R$17,6 milhões no 2T16, aumento de 22,6% em relação ao 2T15 Pro Forma. No 1S16, lucro líquido ajustado foi de R$ 81,1 milhões, representando crescimento 15,1% em relação ao 1S15 Pro Forma

     O retorno sobre o capital investido (ROIC) do Grupo CVC ao longo dos últimos 12 meses findos em 30 de junho de 2016 foi de 38,1%. O ROIC da CVC ao longo dos últimos 12 meses findos em 30 de junho de 2015 foi de 36,3%.

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    • No 2T16 adicionamos 20 novas lojas (37 lojas em 2016), totalizando 107 aberturas líquidas nos últimos 12 meses, atingindo 1.041 lojas exclusivas em março de 2016.

      As diversas iniciativas implantadas em 2015 para captar novos fluxos de receita, tais como seguros, ingressos, aluguel de carros e city tours, suportaram o crescimento de dois dígitos destes produtos auxiliares, resultando em um crescimento de 23% no 2T16 versus 2T15. Estes produtos auxiliares reforçam o posicionamento da CVC como um prestador de serviços completo no segmento de turismo.
      O percentual da receita líquida sobre as vendas melhorou 0,55 p.p. no 2T16 em consequência de um mix mais favorável de produtos.

      Aquisições da RexturAdvance e Submarino Viagens

      Parceria com a Livelo

      Premiação IR Magazine
      Temos o prazer de anunciar que a CVC recebeu o prêmio IR Magazine Awards Brazil 2016 na categoria “Maior desempenho em ano de crise – mid cap”.

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  5. Reservas confirmadas da CVC crescem 6,6% no segundo trimestre

    As reservas confirmadas da CVC, maior agência de viagens do país, subiram 6,6% na comparação entre o segundo trimestre de 2016 e o mesmo período de 2015, somando R$ 1,32 bilhão. No acumulado do semestre, o avanço das reservas foi de 4,1%, totalizando R$ 2,61 bilhões.

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  6. 4T15
    LLAj R$ 69,9 M +0,8% x 3T15

    2015
    LLAj R$ 204,1 M +16,7% x 2014

    – As reservas confirmadas totalizaram R$1.320,3 milhões no 4T15, representando crescimento de 2,0% em relação ao 4T14. Em 2015, as reservas confirmadas atingiram R$5.201,1 milhões, representando 6,0% de crescimento em comparação com 2014.

    – As reservas embarcadas atingiram R$1.476,8 milhões no 4T15, crescimento de 3,0% em comparação com o 4T14. Em 2015 as reservas embarcadas totalizaram R$5.213,1 milhões, crescimento de 12,1% versus 2014.

    – EBITDA ajustado de R$132,7 milhões no 4T15, crescimento de 6,0% quando comparado com o 4T14. Em 2015, o EBITDA Ajustado foi de R$428,2 milhões, 14,5% superior ao do ano anterior.

    – Lucro líquido ajustado de R$69,9 milhões no 4T15, aumento de 0,8% em relação ao 4T14. Em 2015 o lucro líquido ajustado foi de R$204,1 milhões, representando crescimento de 16,7% versus o ano anterior.

    – O retorno sobre o capital investido (ROIC) do Grupo CVC (CVC, RexturAdvance e Submarino Viagens) ao longo dos últimos 12 meses findos em 31 de dezembro de 2015 foi de 39,9%.

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  7. A disparada do dólar e o cenário macroeconômico brasileiro alteraram a demanda pelos produtos da CVC. Os consumidores postergaram a decisão da compra e adquiriram pacotes mais próximos da data da viagem. A demanda por destinos domésticos cresceu, enquanto a demanda por destinos internacionais e por cruzeiros caiu.
    3T15
    LL+45MM+ 16%x3T14

    No terceiro trimestre de 2014 a CVC conseguiu comercializar diversos pacotes internacionais, que contribuíram para que as margens daquele trimestre tenham superado às obtidas no 3T15. No terceiro trimestre deste ano a CVC também incorreu em despesas não recorrentes da ordem de R$ 7,3 milhões, que impactaram negativamente as margens. Estas despesas são relativas às aquisições e à eliminação de posições sobrepostas.

    Em setembro de 2015 a CVC concluiu a aquisição de 100% da Submarino Viagens (SV na tabela a seguir) e de 51% da Rextur Advance (RA na tabela a seguir). No último mês do 3T15 as reservas confirmadas oriundas destas empresas somaram R$ 273,8 milhões. A CVC já está ofertando para os clientes da Rextur Advance outros produtos que comercializa junto com seus pacotes e começou o processo de integração das plataformas tecnológicas das três empresas.

    A despesa financeira do terceiro trimestre cresceu em função do aumento dos juros e da captação de recursos com bancos para financiar as duas aquisições. O montante relativo às aquisições soma R$ 196,9 milhões, cujas amortizações vencem entre 6 e 10 anos e são indexadas ao CDI. Mesmo com este financiamento, a CVC possui boa liquidez, com múltilpo dívida líquida/Ebitda da ordem de 1x.

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  8. Resultados do 1º Trimestre de 2014
    LL R$ 39,30 M +9,13% x 1T13

    DESTAQUES

    Vendas lojas exclusivas
     81 lojas abertas nos últimos 12M
     Crescimento das vendas das mesmas lojas: + 13,2%

    Vendas online
     +125,4 % vs 1T13
     Criação de área de produtos online com foco em viagens de curta duração

    Produto
     Novos produtos: circuitos europeus e costa da Bahia
     Novos Materiais promocionais sobre os principais destinos
     Mega Promo com cias aéreas
     Parceria com cadeia de hoteis

    Branding
     Uma das 50 marcas mais valiosas do Brasil segundo Brand Analytics e Millward Brown

    OUTROS DESTAQUES
    * No 1T14, as reservas confirmadas aumentaram 20,2%, com crescimento em todos os canais.
    * Aumento significativo das vendas online (125,4%), reforçando a importância deste canal na nossa estratégia de longo prazo.
    * Crescimento das vendas nas lojas físicas ocasionado pelo aumento das vendas das mesmas lojas e pela abertura de pontos de venda.
    * Forte crescimento das reservas embarcadas.
    * Maior participação de embarques do segmento Internacional, o que ocasionou maior ticket médio e uma menor margem % de intermediação (Receita Líquida/ Reservas embarcadas)
    * Melhora do fluxo de caixa ocasionado pelo crescimento do lucro líquido e maior eficiência na utilização do capital de giro.
    * Fluxo operacional do 1T impactado pelo pagamento dos fornecedores relativo a alta temporada.
    * Retorno sobre o capital investido foi de 30,0% no LTM, 2,6 p.p. superior ao do ano anterior devido ao crescimento do EBIT, redução de ativos imobilizados e maior eficiência na utilização do capital de giro.
    * A queda no total de recebíveis antecipados está relacionada à interrupção da antecipação de cheque e boleto bancários. Atualmente, antecipamos recebíveis de cartão de crédito com taxas e prazos inferiores.
    * Aumento das despesas financeiras devido ao aumento da SELIC e do IGPM e taxas relacionadas ao pagamento através de cheques/boletos, ocasionado pelo aumento de 20,2% das vendas no período.

    http://ri.cvc.com.br/cvc/web/download_arquivos.asp?id_arquivo=8935C98F-39A3-4113-8A01-AF93E8392FD7

    Resultado Bom. Crescimento nas receitas e no Lucro. Ótima margem bruta: 92,04%, ótima margem líquida: 21,17%, custos baixos (consumiram apenas 6,31% da receita líquida). Tiveram aumento nas despesas operacionais (consumiram 47,53% do Lucro Bruto) e nas despesas financeiras, mas não atrapalhou o resultado final. No geral, o desempenho foi bom.

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  9. Resultados do 4º Trimestre e 2013
    LL (Ajustado) R$ +49,1 M +32,3% x 4T12 / LL (Ajustado) R$ 151,2 M +5,3% x 2012

    Destaques do Período

    * Crescimento de 16,6% nas reservas confirmadas no 4T13 em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2013 as reservas confirmadas foram de R$ 4.450,3 milhões, um aumento de 13,5% versus 2012, consistente com o crescimento da Companhia (CAGR) de 14,0% no período de 2008 a 2012.

    * As reservas embarcadas cresceram 12,9% no 4Q13 versus 2012. Em 2013 as reservas embarcadas totalizaram R$ 4.070,4 milhões, 5,5% acima de 2012.

    * O EBITDA Ajustado foi de R$99,5 milhões no 4T13, aumento de 16,5% sobre o ano anterior. No ano de 2013 o EBITDA ajustado foi de R$ 329,2 milhões.

    * O lucro líquido ajustado no 4T13 foi de R$ 49,1 milhões, um aumento de 32,2% versus o mesmo período de 2012. Em 2013 o lucro líquido ajustado foi de R$151,3 milhões.

    * O retorno sobre o capital investido (ROIC) foi de 40,7% em 2013, em comparação com 38,3% em 2012.

    http://ri.cvc.com.br/cvc/web/download_arquivos.asp?id_arquivo=0FC64D79-2B86-4C4F-B7F5-2C4D7FB47415

    Resultado Excelente. Tiveram crescimento na receita bruta, redução nas despesas operacionais e financeiras. Crescimento no Lucro Líquido. Cresceu o fluxo de caixa operacional em 98,6% no 4T13 e 42,2% em 2013, em decorrência do aumento do lucro líquido e das melhorias no capital de giro.

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