SLED – SARAIVA S.A. LIVREIROS EDITORES

SLED4

RI: joaohopp@saraivari.com.br

Site: http://www.saraivari.com.br/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=49696

A Saraiva, empresa focada em educação, cultura e entretenimento, opera no varejo através do conceito multicanal com uma ampla gama de produtos e serviços. A empresa conduz seus negócios de comércio eletrônico por meio do site Saraiva.com, cuja operação é totalmente integrada à da rede de lojas físicas. A empresa também edita e comercializa conteúdo, primordialmente voltado à educação, na forma impressa, digital e através de sistema de ensino, incluindo desde a pré-escola até o ensino superior, além de conteúdo direcionado para técnicos e profissionais.

Autor: Tetzner

Engenheiro, Investidor há mais de20 anos, autor de 2 livros e pioneiro em Fundos Imobiliários :)

13 comentários em “SLED – SARAIVA S.A. LIVREIROS EDITORES”

  1. Resultados do 1º Trimestre de 2014
    LL 56,33 M -10,36% x 1T13

    DESTAQUES
    * Receita bruta consolidada reportada no 1T14 aumentou 11% na comparação anual, somando R$ 702 milhões. O resultado representa 28% do ponto médio do guidance estabelecido para o ano de 2014.
    * O resultado bruto consolidado atingiu R$ 318 milhões no 1T14, 7% superior ao resultado do ano anterior. A margem bruta ajustada para o efeito do INSS apresentou uma redução de 0,5 ponto percentual, passando de 48,3% para 47,8% no 1T14.
    * Conforme planejado, o EBITDA consolidado ajustado, que exclui a provisão para o pagamento de bônus e as depesas não recorrentes, apresentou alta de 4% na comparação anual, totalizando R$ 119 milhões no 1T14. O resultado representa 59% do ponto médio do guidance estabelecido para o ano de 2014.
    * O Lucro Líquido atingiu R$ 56 milhões no 1T14.
    * Em 13 de fevereiro de 2014, a Saraiva anunciou um programa de recompra de ações. Até o dia 22 de abril de 2014, a Saraiva havia recomprado 292.300 ações preferenciais (SLED4) e 400 ações ordinárias (SLED3) de sua emissão, representativas em conjunto de 1,0% do capital total da empresa.
    * A relação entre a dívida líquida ajustada e o EBITDA ajustado (excluindo não recorrentes) foi de 2,7x na posição de 31 de março de 2014 versus 3,7x no 4T13.

    DESTAQUES NEGÓCIOS EDITORIAIS
    * Retomada do crescimento da solução de Sistemas de Ensino, com 176 mil alunos (+14% versus 1T13).
    * A receita bruta alcançou R$ 180 milhões no 1T14, representando crescimento de 12% vs 1T13.
    * O EBITDA ajustado totalizou R$ 71 milhões, aumento de 14% na comparação anual.

    DESTAQUES VAREJO
    * SSS (vendas comparáveis da rede de lojas físicas), com crescimento de 10%, acima do crescimento da média do mercado, por conta do bom desempenho nas vendas de material escolar no período de volta às aulas.
    * Crescimento das vendas do comércio eletrônico, excluindo a venda de eletroeletronicos, de 6% versus 1T13.
    * O programa Saraiva Plus chega a 9,2 milhões de associados.
    * A receita bruta alcançou R$ 547 milhões no 1T14, representando crescimento de 11% vs 1T13.
    * O EBITDA ajustado totalizou R$ 47,5 milhões, queda de 8% na comparação anual.

    EVENTOS SUBSEQUENTES
    * Inauguração de 2 unidades no Varejo em abril de 2014, sendo uma delas no formato Aeroporto. Atualmente, a Saraiva conta com 114 lojas em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal, que somam uma área de vendas de 62.547 m2, 8% superior ao ano anterior.
    * Lançamento do Prepara, plataforma colaborativa de aprendizagem, com solucões pedagógicas para a preparação para a 2ª fase do Exame da OAB.
    * Celebrado o primeiro contrato tendo por objeto o fornecimento de conteúdo e plataforma customizada para cursos a distancia (EaD).
    * Contratação do Vice-Presidente Tecnologia da Informação, Luis Claudio Correa Villani.

    http://www.saraivari.com.br/download_arquivos.asp?id_arquivo=2617F15A-5844-42FA-B558-35791F851D6E

    Resultado Regular. Teve queda no Lucro Líquido em relação ao período anterior. Do mesmo jeito que teve crescimento nas receitas, teve também crescimento nas despesas, o que levou a essa queda no resultado final. Dos motivos que podem ter levado a essa queda, o que chamou a atenção, foram as despesas gerais e administrativas com crescimento de 37%, as despesas financeiras com crescimento de 78% e os custos que consumiram mais da metade da receita líquida 52,57%.

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  2. RESULTADOS 4T13 e 2013
    LL R$11.984M -73,8% x 4T12 R$13.023M -83,1% 2013 x 2012

    DESTAQUES – 2013
    * A receita líquida consolidada cresceu 11% de R$ 1,92 bilhão para R$ 2,14 bilhões em 2013.

    * O resultado bruto consolidado atingiu R$ 903 milhões no ano de 2013, 8% superior ao resultados de 2012. A margem bruta apresentou uma redução de 1,5 ponto percentual, passando de 43,7% para 41,2% em 2013, refletindo uma maior contribuição da unidade de negócios do Varejo.

    * O EBITDA consolidado atingiu R$ 95 milhões em 2013, contra R$ 182 milhões em 2012. O resultado se deve a: (i) baixa extraordinária contábil no montante de R$ 42 milhões – sem efeito caixa, (ii) às despesas operacionais não-recorrentes de cerca de R$ 14 milhões referentes a reestruturação organizacional, consultorias operacionais e para operações de M&A, (iii) reforço das equipes de negócios e (iv) redução na margem bruta. O EBITDA ajustado para os efeitos não-recorrentes atingiria R$ 150 milhões, queda de 18% na comparação anual.

    * O lucro líquido do ano foi de R$ 13 milhões, explicado principalmente pelos ajustes já mencionados.

    * O Conselho de Administração apresentou proposta de pagamento de R$ 25 milhões (R$ 0,88281 por ação) em dividendos, sob a forma de juros sobre o capital próprio.

    DESTAQUES – 4T13
    * A receita líquida consolidada do 4T13 atingiu R$ 736 milhões, 20% superior aos R$ 616 milhões do 4T12 e 73% acima do trimestre anterior.

    * O lucro bruto consolidado totalizou R$309 milhões no 4T13, um aumento de 17% na comparação anual e 87% versus 3T13. A margem bruta obtida no trimestre foi de 41,9%, 0,9 ponto percentual abaixo dos 42,8% obtidos no 4T12 e 3,2 pontos percentuais acima do 3T13.

    * No 4T13, as despesas operacionais somaram R$ 277 milhões, aumento de 48% em relação ao 4T12 (de R$ 187 milhões), por conta do impacto das baixas contábeis na operação de varejo no montante de R$42 milhões, gastos de rescisões extraordinárias com reestruturação de pessoal de cerca de R$ 3,8 milhões e reforço das equipes por conta do estabelecimento da nova estrutura organizacional.

    * O EBITDA foi de R$ 29 milhões no 4T13, contra R$ 77 milhões no 4T12, devido ao impacto das despesas apresentado acima. A margem EBITDA passou de 12,5% no 4T12, para 4,0% no 4T13. Ajustado para estes efeitos, o EBITDA atingiria R$ 75 milhões no 4T13, representando uma margem de 10,1%.

    * O lucro líquido consolidado do 4T13 foi de R$ 12 milhões.

    EVENTOS SUBSEQUENTES
    * No dia 13 de fevereiro de 2014, o Conselho de Administração autorizou a aquisição de até 510.173 ações ordinárias e até 1.581.128 ações preferenciais de sua própria emissão, respectivamente 5% e 8% do total de cada classe de ações. O Conselho entende que a recompra de ações é uma boa alternativa considerando a conjuntura econômica, bem como o valor atual de cotação das ações da Saraiva.

    http://www.saraivari.com.br/download_arquivos.asp?id_arquivo=133B3747-D52C-488F-B463-186B53107066

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    1. Resultado Ruim. Apesar de terem tido lucro no trimestre, tiveram queda no lucro de 73,8% em relação ao período anterior.

      Nos indicadores, a maioria do desempenho está ruim, com poucas exceções. Os custos estão altos em relação a receita Líquida, A Margem Operacional está alta, mas ainda dentro de um limite aceitável em relação ao lucro bruto. As despesas financeiras estão altas. Margem Líquida baixa. Tiveram queda no EBITDA e o ROE está baixo.

      De bom, cabe destacar apenas: Liquidez Corrente e Geral boas. Depreciação e amortização baixas, o que é bom. Dív. Bruta em relação ao Patrimônio Líquido está menor que 1, o que é ótimo.

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  3. Resultados 3T13
    LL -22,297M -468% x 3T12

    -> A receita líquida consolidada atingiu R$ 1,4 bilhão, aumento de 8% na comparação anual.
    -> A receita líquida do Varejo atingiu R$1,2 bilhão, aumento de 12% na comparação anual, devido ao aumento do volume de vendas da divisão de varejo, por conta tanto do crescimento do número de lojas, como pelo bom resultado de vendas da operação de e-commerce. Vendas no conceito Mesmas Lojas apresentaram expansão de 5,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
    -> A receita líquida da Editora atingiu R$ 244 milhões, queda de 12% na comparação anual, por conta do atraso, por parte do Governo, na contratação do PNLD de 2014. As vendas da Editora para o mercado privado apresentaram crescimento de 3% na comparação anual e a empresa espera registrar no ano de 2013 volume de vendas superior a 2012, em função da boa performance obtida no PNLD 2014, que será faturado no 4T13.
    -> A receita do varejo eletrônico da Saraiva registrou novamente um incremento, alcançando nos 9M13 crescimento de 14,4% nas vendas.
    -> O resultado bruto consolidado atingiu R$ 595 milhões nos 9M13, 3% superior aos 9M12, refletindo menor contribuição da unidade de negócios editoriais. A margem bruta apresentou uma redução de 1,8 ponto percentual, passando de 44,1% para 42,3% nos 9M13.
    -> O EBITDA consolidado atingiu R$ 66 milhões nos 9M13, contra R$ 105 milhões nos 9M12. A queda se deve a: (i) não comparabilidade do PNLD 2013 (faturado no 3T12 e 4T12) e 2014 (a ser faturado no 4T13) e, (ii) às despesas operacionais não-recorrentes de cerca de R$ 10,1 milhões referentes a reestruturação organizacional, antecipação de despesas, consultorias operacionais e para operações de M&A.

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    1. Engraçado, que eu sou ávido leitor de livros. Desde moleque, coisa de mais de 20 livros por ano.

      Desde que descobri o kindle, NUNCA mais comprei livro de papel. Só os ganhei de presente.

      E música tem mais de 10 anos que não compro CD.

      Eu me preocupo muito com o modelo de negócio deles por causa disso.

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      1. Desde que inventaram o PDF e o scanner, junta-se a isso um PC, Notebook, Netbook, Tablet ou o próprio Kindle, caiu a barreira dos livros impressos. As editoras deveriam olhar pro futuro. Eles só não vendem tudo digital, porque tem medo de terem prejuízos maiores do que já estão tendo. Eles não enxergam que podem alcançar muito mais pessoas pela venda digital do que pela física.

        Antes de ontem, comprei um joguinho pelo steam. Mal acabei de pagar, o jogo já estava liberado para download em minha conta. Foi rápido, sem stress, sem CD´s ou DVD´s (que estragam ou arranham depois de um tempo) e sem sair de casa. Porque não fazem o mesmo com os livros?

        Aí, Tetzner, dê umas dicas pra eles! rsrsrsrssrsrs

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