POSI – POSITIVO INFORMATICA S.A.

 

POSI3

RI:  ir@positivo.com.br

Site:  http://ri.positivoinformatica.com.br/positivo/web/default_pt.asp?idioma=0&conta=28

A Positivo Informática é líder na fabricação e venda de computadores no Brasil, respondendo, em 2012, por 13,5% do número total de computadores vendidos no mercado brasileiro, correspondendo a uma participação de 17,6% no mercado oficial, de acordo com a IDC (base: 2012). No mesmo período, obtivemos uma participação de 20,6% do mercado de varejo. Parcela substancial de nossa produção de computadores é vendida através de grandes redes de varejo, com as quais mantemos sólido relacionamento comercial, em função principalmente de nossos preços competitivos, da reconhecida qualidade de nossos produtos e assistência técnica.

A companhia também oferece dispositivos móveis por meio de sua linha de produtos Positivo Ypy, que contempla tablets e smartphones, com extenso conteúdo em língua portuguesa.

A liderança e o relacionamento com o varejo colocam a Companhia em posição privilegiada para atender à crescente demanda por dispositivos no País, notadamente para as Classes B e C. A Positivo Informática acredita que a venda de dispositivos para estas classes sociais apresenta grande potencial de crescimento, principalmente devido aos seguintes fatores: baixa penetração de computadores na Classe C, onde apenas 45% das residências possuíam computadores em 2011, segundo o CGI – Comitê Gestor da Internet; incentivos do Governo Brasileiro para a venda de computadores, tablets e smartphones por preços mais acessíveis, através de linhas de financiamento e redução de impostos; fácil acesso a linhas de créditos oferecidas pelas redes varejistas, com taxas de juros decrescentes e condições facilitadas de pagamento; e aumento da fiscalização do Governo Federal para reduzir a sonegação via ?pirataria? e contrabando.

Adicionalmente, a companhia atua no mercado argentino por meio da marca Positivo BGH, fruto de uma joint venture com um parceiro local. Em 2012, os notebooks Positivo BGH atingiram uma participação de 15,4%, segundo a IDC.

A Positivo Informática oferece uma linha completa de dispositivos, incluindo desktops, notebooks e tablets, que são produzidos em suas modernas plantas industriais, localizadas no Brasil, nas cidades de Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina, na província da Terra do Fogo. Atualmente a capacidade produtiva mensal de PCs e tablets é de 425 mil unidades no Brasil e 60 mil unidades na Argentina.

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8 comentários sobre “POSI – POSITIVO INFORMATICA S.A.

  1. RESULTADO 4T13 e 2013
    LL R$ 30,9 M +230,6% x 4T12 / R$ 15,6 M -48,4% x 2012
    DESTAQUES

    * Mais de 3 milhões de PCs e tablets vendidos em 2013 (+27,6%), sendo:
    ==> +127,1% no mercado corporativo;
    ==> +15,0% em notebooks;
    ==> +391,0% em tablets, que representaram 16,5% do volume total de dispositivos de hardware;

    * Aumento da participação de mercado em 2013:
    ==>15,3% no Mercado Total – PCs Brasil, a maior participação anual da companhia desde 2009, sendo 20,4% no Mercado Varejo, estável em relação a 2012;
    ==> 5,7% no Mercado Total – Tablets Brasil, crescimento de 3,1 p.p. em relação a 2012;
    ==> 10,0% no Mercado Total – PCs Argentina, crescimento de 1,5 p.p. em relação a 2012;

    * Maiores faturamentos trimestrais e anuais já registrados: receita líquida de R$ 769,1 milhões no 4T13 (+17,9%) e de R$ 2.566,5 milhões em 2013 (+22,1%);

    * Lucro líquido de R$ 30,9 milhões (+230,6%) e margem líquida de 4,0% (+2,6 p.p.) no 4T13;

    * EBITDA Ajustado de R$ 54,7 milhões (+62,7%) e margem ajustada de 7,1% (+2,0 p.p.) no 4T13. Em 2013, o EBITDA Ajustado atingiu R$ 139,3 milhões (+40,4%), com margem ajustada de 5,4% (+0,7 p.p.);

    * Ciclo de conversão de caixa de 99 dias, melhora de 15 dias em relação ao fechamento do 4T12;

    * Redução de Capex para R$ 28,9 milhões em 2013 (-55,8%).

    * Dívida: R$ 394,7 milhões, crescimento de 5,4% em relação ao fim de 2012

    * Margem Bruta: 4T12: 24,9%; 4T13: 23,0%; 2012: 24,6%; 2013: 21,4%;
    * Margem Líquida: 4T12: 1,4%; 4T13: 4,0%; 2012: 1,4% 2013: 0,6%
    * Margem EBITDA: 4T12: 4,1%; 4T13: 5,5%; 2012: 3,9% 2013: 4,1%
    * Margem EBITDA Ajustada: 4T12: 5,2%; 4T13: 7,1%; 2012: 4,7%; 2013: 5,4%

    http://ri.positivoinformatica.com.br/positivo/web/download_arquivos.asp?id_arquivo=747306AF-AF2B-414F-86FD-8310BD929A46

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    • Empresa teve uma liquidez geral (boa) de 1,52, Indicador de Dívida baixa de 0,86.

      O que teve de bom: Aumento na receita líquida e no lucro bruto tanto no trimestre quanto no anual. Destaque para crescimento de 230,6% no LL do 4T13 em relação ao 4T12 em decorrência das boas vendas de tablets e de celulares e a expansão nos mercados corporativo e de governo.

      O que teve de ruim: aumento do custos (CPVS) que consumiu em torno de 75% das receitas. Despesas operacionais ainda altas, consumiram em torno de 86% do Lucro bruto no trimestre e mais do que todo o Lucro no anual. Se não fosse o resultado de equivalência patrimonial, o fechamento anual teria sido prejuízo.

      Conclusão:
      Resultado Excelente no Trimestre, mas Resultado Ruim no Anual
      a empresa tinha tudo para ir bem, mas os custos e despesas comprometeram seu resultado final.

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      • Bem, eu considerei ruim porque eu analiso o desempenho no geral. Se analisarmos o porquê do LL ter tido um crescimento de 230,6% no trimestre, veremos que foi por causa do desempenho das vendas, o que é bom.

        Do mesmo jeito que é importante o crescimento da receitas, também é importante analisar as despesas e os custos. Então, percebi que em média os custos consumiram em torno de 80% da receita e as despesas consumiram em torno de 85% a 100% do Lucro obtido. É muito alto! Ou seja, os 230,6% de crescimento que eles conquistaram, acabaram consumidos no fechamento anual. É quase o mesmo que você receber R$ 100, mas só poder ficar com R$ 15 no final. A meu ver, uma empresa pra ser boa precisa além de crescer no LL, tem de controlar seus gastos (e se possível reduzir) pra não comprometer toda a receita recebida.

        Mas se analisar apenas os números, vemos que no trimestre o resultado foi bom e ano anual foi ruim porque caiu o lucro.

        Pra mim não tem problema, se você entender diferente, fique à vontade, pode mudar de Ruim pra Bom.

        Abraços.

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  2. Resultado 3T13
    LL -18,873M -350,4% x 3T12

    -> Volume de 686,3 mil PCs e tablets sob as marcas Positivo e Positivo BGH (+7,5%), sendo:
    -> +33,8% no mercado corporativo;
    -> +424,8% com tablets, que representaram 14,7% do volume total de dispositivos de hardware;
    -> Receita líquida de R$ 552,1 milhões (+9,2%);
    -> EBITDA Ajustado de R$ 25,1 milhões (+5,3%), acompanhado de margem EBITDA ajustada de 4,5%. Nos 9M13, o EBITDA Ajustado totaliza R$ 84,5 milhões (+29,0%) com margem de 4,7%;
    -> Aumento no preço médio dos PCs de 11,9% em relação ao 2T13, sendo +15,0% em desktops e +9,1% em notebooks;
    -> Melhora de 24 dias no ciclo de conversão de caixa;
    -> Lançamento da linha de produtos 2014:
    -> Tablet Positivo Ypy Kids, desenvolvido para crianças a partir dos três anos com tela de 7 polegadas e preço sugerido de R$ 499 no varejo;
    -> Notebooks Positivo, em versões com TV e com tela sensível ao toque;
    -> Smartphones Positivo Ypy, com a assinatura do Google, processador Dual-Core, sistema Android 4.2 Jelly Bean e duplo SIM.

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