LCAM – CIA LOCAÇÃO DAS AMÉRICAS

LCAM3

RI:  ri@locamerica.com.br

Site: http://www.locamerica.com.br/ri/

A Companhia é uma das principais companhias de terceirização de frotas para clientes corporativos no Brasil, tendo sido a locadora de veículos que mais cresceu nos cinco exercícios sociais entre 2008 e 2012 em termos de índice composto de crescimento anual (CAGR) de frota total, segundo os dados mais recentes da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (“ABLA”). Alcançamos a segunda posição em número de veículos no segmento de terceirização de frotas, no qual detemos 10,5% de participação de mercado, conforme dados do anuário ABLA 2013 referente ao ano de 2012.

Nossos serviços de terceirização de frotas abrangem, primordialmente, o dimensionamento da frota, o licenciamento dos veículos, a manutenção preventiva e corretiva, a substituição de veículos avariados e a assistência emergencial. O principal benefício para nossos clientes advindo da terceirização de frota consiste na redução de custos, particularmente quanto a aquisição, renovação, gestão, manutenção e desinvestimento (venda) em frota, permitindo ao cliente manter o foco exclusivo na sua atividade principal. Nossos contratos com clientes são customizados para atender as especificações e necessidades de seus negócios, com atendimento ao cliente descentralizado.

Nossa atividade de terceirização de frotas consiste no aluguel de veículos novos para clientes corporativos por meio de contratos de 2-3 anos, com média de aproximadamente 31 meses em 31 de dezembro de 2012. No mesmo ano, o relacionamento médio com nossos clientes atingiu 48 meses, e a taxa de renovação dos contratos de clientes-alvo foi de 90%, demonstrações da forte fidelização da nossa base de cliente. Nossos clientes corporativos compreendem mais de 300 pequenas, médias e grandes empresas, atuantes nos diversos setores da economia.

Possuímos ampla atuação geográfica, com presença em 16 cidades brasileiras, localizadas em 13 Estados (Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e no Distrito Federal. Tais localidades representam 93% do mercado potencial para terceirização de frotas no Brasil conforme os dados mais recentes da ABLA, divulgados no anuário de 2013. Nossa rede de atendimento é composta por um escritório central localizado em Belo Horizonte, 16 unidades operacionais, onze revendas de Seminovos e cinco centros de desmobilização de frotas.

Nossos negócios de locação de frotas não apresentam flutuações relevantes ao longo do ano e pode ser considerada como acíclica, visto que observamos uma tendência de terceirização de frota mesmo em períodos de crise. As receitas oriundas dos negócios de locação de frotas são também relativamente previsíveis, uma vez que os contratos de terceirização de frotas com nossos clientes são firmados com prazos de 12 a 60 meses, sendo que em 31 de dezembro de 2012, nossos contratos possuíam um prazo médio de 31 meses e prazo restante de vigência de 18 meses.

A negociação dos termos de contrato é feita individualmente com cada cliente, e os valores são reajustados anualmente conforme a variação da inflação (IPCA ou IGP-M). Nossos contratos prevêem a aplicação de multa em caso de rescisão antecipada, que pode chegar a até 50% do valor residual do contrato, de modo a mitigar o risco na relação investimento/retorno para a Companhia.

Acreditamos que não somos dependentes de nenhuma montadora específica, tendo em vista que no segmento de terceirização de frotas, normalmente, a composição da frota é determinada pela categoria dos veículos, e não por marcas e modelos específicos.

Em 31 de dezembro de 2012, possuíamos em nossa frota 295 modelos de veículos em locação a nossos clientes, customizados de acordo com seus interesses em diferentes cores e com diversos opcionais e acessórios.

Como consequência de nossas atividades de locação de veículos, e de modo a financiar a renovação de nossa frota, efetuamos a venda dos veículos seminovos desmobilizados das frotas terceirizadas de nossos clientes, tanto no caso de término quanto no de renovação contratual. O processo de preparação para a venda dura aproximadamente 20 dias, após o qual o veículo é transportado para uma de nossas onze lojas próprias destinadas à venda de veículos seminovos, ambos no segmento de atacado (venda para revendedores e concessionárias) e no varejo (venda direta ao consumidor final).

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4 comentários sobre “LCAM – CIA LOCAÇÃO DAS AMÉRICAS

  1. Resultados do Trimestre “4T13 e 2013″
    LL R$ -6,3 M -41% x 4T12 / LL R$ 16,2 M +336% x 2012

    O valor global dos novos contratos de locação fechados durante o 4T13 bateu recorde histórico, o que aponta para uma melhora no cenário de crescimento da receita de locação já no 1S14. Em janeiro e fevereiro, as contratações se sustentaram e o pipeline comercial dos próximos meses também é recorde, o que demonstra a resiliência do setor de terceirização de frotas mesmo em um cenário de desaceleração macroeconômica.

    As vendas de Seminovos totalizaram 3.053 veículos (+46,5% YoY) no 4T13, garantindo vendas de 10.522 carros em 2013 (+49% YoY) e atingindo assim a meta de vendas da Companhia de dez mil carros. Esse desempenho recorde resultou na redução de 27% do estoque de carros à venda para 3.505 unidades ou 12,4% da frota total, contra o pico de 17% no 3T13. Em fevereiro, o estoque de Seminovos estava em 2.952 carros, ou 10,5% da frota e em linha com o objetivo da Companhia.

    No trimestre, a Companhia concluiu a segunda etapa do seu programa de retenção de custos, que resultou na redução real de 16% dos custos e despesas fixas esperadas em 2014 vs 2013, ou redução de 26% do custo administrativo por carro utilizado na precificação de contratos. Com isso, a Companhia começa 2014 com uma estrutura corporativa mais enxuta, dinâmica e competitiva.

    No 4T13, o Conselho de Administração aprovou uma política de hedge, que visa prefixar o custo de capital dos novos contratos de locação, protegendo assim a rentabilidade do negócio em um cenário de grande incerteza macroeconômica e possíveis novas altas da taxa Selic. Atualmente, 92% da dívida líquida já está hedgeada pelo prazo médio dos contratos.

    Atualmente, com um perfil de dívida extremamente confortável com duration de 4,8 anos (maior do setor), estima-se que o caixa atual de R$197 milhões, somado à esperada geração de caixa do negócio, sejam suficientes para financiar os investimentos da Companhia, tornando necessário o acesso ao mercado de dívida a partir de 2016.

    http://locamerica.riweb.com.br/Download.aspx?Arquivo=pYo4499GPInjgFme1m/Drg==

    Péssimo trimestral, mas um excelente resultado anual. No trimestre as receitas aumentaram consideravelmente, (18%), porém as custas de venda de veículos, as receitas com locações de veículos tiveram um crescimento abaixo da inflação, somado ao aumento nos custos de locação de veículos, e despesas financeirass, o resultado poderia ter sido melhor.

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  2. Resultado 3T13
    LL 3,6M -51,7% x 3T12

    -> A receita líquida consolidada aumentou 7,6% em relação ao 3T12, reflexo do aumento de 10,0% nas vendas de veículos seminovos e 6,1% nas receitas de locação de frotas. Nos 9M13, a receita líquida avançou 23,0% em relação aos 9M12, devido ao aumento de 57,8% nas vendas de veículos seminovos e 7,5% nas receitas de locação de frotas.
    -> EBITDA totalizou R$38,8 milhões, decréscimo de 5,4% sobre o 3T12, e impactado por alguns eventos extraordinários (despesas com reestruturação, transferência de estoque dos carros Locarvel para Locamerica, estratégia de readequação do estoque de SN) que somaram R$3,3 milhões. Excluindo esses efeitos, o EBITDA seria de R$42,3 milhões representando uma margem sobre locação de 52,7%, em linha com o 2T13. No acumulado do ano, o EBITDA totalizou R$127,6milhões, acréscimo de 14,5% ou 17,6% excluindo os efeitos acima mencionados e representando uma margem sobre locação de 54,2%.
    -> Lucro líquido atingiu R$3,6 milhões no trimestre, impactado principalmente pelos itens extraordinários e maiores despesas financeiras atreladas ao aumento da taxa básica de juros no país. Nos 9M13, o lucro líquido totalizou R$22,5 milhões, melhora de R$29,6 milhões em relação ao prejuízo de R$7,1 milhões dos 9M12.
    -> Em 29 de outubro, a Companhia realizou sua 8ª emissão de debêntures, totalizando R$225 milhões, em duas séries, com prazo entre 3,5 e 7 anos, e custo entre CDI+1,70-1,75%, prépagando em 4 de novembro, sua 6ª emissão de debêntures no valor de R$160 milhões e custo de CDI+2,25%. Com isso, o duration atual avançou para 4,8 anos, e a posição do caixa adicionada à esperada geração de caixa do próximo ano será suficiente para financiar os investimentos da Companhia em 2014, sem a necessidade de acessar o mercado de dívida até 2015.

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