LINX – LINX S.A.

LINX3

RI: ri@linx.com.br

Site: http://ri.linx.com.br

A Linx está presente no mercado há 28 anos oferecendo aos seus clientes um sistema de gestão empresarial integrada que contempla toda a cadeia do varejo, partindo dos softwares de automação comercial, que realizam todas as operações necessárias do ponto de venda (POS), até o ERP completo, que inclui, entre outras funcionalidades, gestão de estoques, relacionamento com os clientes, gestão financeira, de contabilidade e fiscal, gestão do ciclo de vida dos produtos, gestão de suprimentos, além de outras funcionalidades interligadas.

A Companhia acredita que sua maior vantagem competitiva seja seu foco exclusivo no varejo. Isso permitiu que desenvolvesse um conjunto de softwares e aplicativos com alto nível de aderência, profundidade tanto em termos de verticais específicas do varejo, como também nos diferentes portes de varejistas. Adicionalmente, seu modelo de negócios é baseado na cobrança de manutenções mensais, desestimulando a cobrança de altos valores iniciais de licenças, o que torna suas soluções bastante escaláveis e acessíveis para varejistas de diferentes tamanhos. Nos últimos anos, tem desenvolvido novas ofertas adjacentes aos softwares de POS e ERP, sempre baseadas em modelo de entrega em Cloud. Isso tem facilitado a venda e a implantação destas soluções e incentivado fortemente a venda cruzada das mesmas na base de clientes.Estas novas soluções incluem por exemplo uma plataforma completa de e-commerce, integrada ao ERP, para varejistas tradicionais poderem aproveitar este novo canal de vendas e comunicação com seus consumidores, um software de CRM inovador e focado em ferramentas que permitam aos varejistas interagirem de maneira mais eficiente com seus clientes, entre outras soluções, como nota fiscal eletrônica, conectividade, TEF e aplicativos de mobilidade.

Outro ponto importante do modelo de atuação da Linx é a sua verticalização nos serviços profissionais relacionados à implantação, customização e consultoria de suas soluções. A Companhia tem mais de 300 profissionais focados em prestar serviços exclusivamente a seus clientes. Com isso, se aproxima dos varejistas, amplia seu conhecimento de seus modelos de atuação e fomenta a troca de melhores práticas entre diferentes verticais e portes de varejistas. Por fim, a Companhia também foca no modelo de venda e atendimento comercial direto a seus clientes. Suas equipes comerciais são focadas tanto na busca de novos clientes, como também na gestão das carteiras atuais. Esta proximidade com nossos clientes é um dos principais motivos para nossa alta taxa de renovação de contratos.

Ao final de 2012, a Companhia contava com mais de 1.500 colaboradores em sua matriz e filiais e dispõe de unidades de relacionamento e parceiros distribuídos pelo Brasil e exterior. Para atender de forma integral às necessidades atuais do mercado varejista, a Linx oferece diversas soluções a seus clientes.

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25 comentários sobre “LINX – LINX S.A.

  1. 1T15

    LL 15MM +9,3% x 1T14

    1T15 – CRESCIMENTO DA RECEITA, DO EBITDA E DO LUCRO CAIXA

    Destaques do Período
    A base de clientes atingiu 37.411 clientes, um crescimento de 2,3% em comparação ao 4T14.
    A receita recorrente do 1T15 cresceu 26,8% em relação ao 1T14, atingindo R$95,0 milhões e representando 81,1% da receita bruta.
    A receita de serviços atingiu R$22,1 milhões no 1T15, 27,9% maior que no 1T14 e representando 18,9% da receita bruta.
    A receita operacional líquida totalizou R$105,1 milhões no 1T15, 26,9% superior ao 1T14.
    O EBITDA foi de R$28,8 milhões, 23,6% maior que o EBITDA do 1T14.
    A margem EBITDA do 1T15 foi de 27,4%, 80 bps menor que a margem EBITDA do 1T14.
    O lucro líquido atingiu R$15,0 milhões no 1T15, um aumento de 9,3% sobre o lucro líquido do 1T14.
    O lucro caixa do 1T15 foi de R$24,1 milhões, 16,2% maior que o lucro caixa no 1T14.

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  2. Resultados 4T14

    4T14 – CRESCIMENTO DA RECEITA E DO EBITDA

    Destaques do Período

    A base de clientes atingiu 36.580 clientes, um crescimento de 19,9% em comparação ao 3T14.
    A receita recorrente do 4T14 cresceu 26,9% em relação ao 4T13, atingindo R$88,8 milhões e representando 77,2% da receita bruta.
    A receita de serviços atingiu R$26,3 milhões no 4T14, 28,3% maior que no 4T13 e representando 22,8% da receita bruta.
    A receita operacional líquida totalizou R$102,6 milhões no 4T14, 27,6% superior ao 4T13.
    O EBITDA foi de R$29,1 milhões, 26,6% maior que o EBITDA do 4T13.
    A Margem EBITDA do 4T14 foi de 28,4%, 20 bps menor que a margem EBITDA do 4T13.
    O lucro líquido atingiu R$15,4 milhões no 4T14, queda de 17,5% sobre o lucro líquido do 4T13.
    O lucro caixa do 4T14 foi de R$22,4 milhões, 4,2% menor que o lucro caixa no 4T13.

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  3. LINX3

    Do IPO de fevereiro de 2013 até hoje, o management conseguiu entregar resultados
    alinhados com as promessas de road show e fatos relevantes coerentes com o que
    sugeria o prospecto da oferta.

    Por exemplo, em seu primeiro ano de companhia listada, Linx já distribuiu 40% dos
    lucros em forma de proventos – sendo R$ 15 milhões a título de dividendos e outros
    R$ 10 milhões como JCPs. Essa postura não é nada comum, já que boa parte das
    debutantes sequer registra lucros significativos no início da curva de aprendizado.

    A empresa cresceu receita recorrente em 24% YoY (a ampliação deste indicador é
    uma das estratégias da empresa para incrementar os resultados no longo prazo, pois
    permitem à companhia ter uma geração de receita mais previsível) e seu lucro caixa
    veio 58% maior. Grande mérito para controle de custos e manutenção de margens
    num contexto de integração de aquisições.

    Dentre os poucos destaques supostamente negativos, a base de clientes subiu apenas
    1,7% ante o 2T14. Digo supostamente pois um olhar mais detalhado revela que,
    enquanto boa parte do mercado enfrenta retração, a Linx ainda tem sido capaz de
    aumentar o número de fregueses, o que fica mais evidente a partir dos ganhos de
    market share – atualmente em 32,9%, sendo quase três vezes maior que seu
    concorrente mais próximo, de acordo com pesquisa da consultoria IDC.

    Vale lembrar que a Linx tem reforçado sua intenção de focar mais no varejo (vide as
    compras recentes das concorrentes Rezende e Net4Biz, além da parceria com a
    Cielo para a criação de uma joint venture focada no pequeno varejista), aproveitando-se
    do forte canal de crescimento associado ao segmento, que passa por uma fase de
    profissionalização e consolidação das empresas.

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    • E no que diz respeito aos múltiplos, de repente aquele múltiplo esticado de 30x
      earnings de LINX3 já está virando umas 20x para 2015, com ainda muito crescimento
      pela frente – isso é importante para diminuir o ceticismo ainda grande de uma turma
      do value investing.

      Barato não está, definitivamente. Mas o crescimento confiável do negócio sugere
      ainda um upside significativo sobre o preço de tela.

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  4. Destaques do Período 3T14

    LL 23M +57,3% x3T13

    A base de clientes atingiu 30.503 clientes, um crescimento de 1,7% em comparação ao 2T14.
    A receita recorrente do 3T14 cresceu 24,0% em relação ao 3T13, atingindo R$82,0 milhões e representando 77,8% da receita bruta.
    A receita de serviços atingiu R$23,4 milhões no 3T14, 15,0% maior que no 3T13 e representando 22,2% da receita bruta.
    A receita operacional líquida totalizou R$93,4 milhões no 3T14, 21,4% superior ao 3T13.
    O EBITDA foi de R$26,6 milhões, 21,2% maior que o EBITDA do 3T13.
    A Margem EBITDA do 3T14 foi de 28,5%, mesmo patamar que a margem EBITDA do 3T13.
    O lucro líquido atingiu R$23,6 milhões no 3T14, crescimento de 57,3% sobre o lucro líquido do 3T13.
    O lucro caixa do 3T14 foi de R$32,4 milhões, 57,8% maior que o lucro caixa no 3T13.

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  5. 2T14 – CRESCIMENTO DA RECEITA, DO EBITDA E DO LUCRO CAIXA

    LL +6% x2T13

    Destaques do Período
    A base de clientes cresceu 16,6% no 2T14 em comparação ao 1T14,
    atingindo 29.979 clientes, o que representa uma adição de 4.270 novos
    clientes no trimestre.
    A receita recorrente do 2T14 cresceu 23,6% em relação ao 2T13, atingindo
    R$80,1 milhões e representando 79,6% da receita bruta.
    A receita de serviços atingiu R$20,5 milhões no 2T14, 12,7% maior que no
    2T13 e representando 20,4% da receita bruta.
    A receita operacional líquida totalizou R$90,0 milhões no 2T14, 21,0%
    superior ao 2T13.
    O EBITDA do 2T14 foi de R$25,3 milhões, 24,8% superior ao EBITDA do
    2T13.
    A Margem EBITDA do 2T14 foi de 28,2%, 90 bps maior que a margem
    EBITDA do 2T13.
    O lucro líquido atingiu R$14,9 milhões no 2T14, crescimento de 6,0% sobre
    o lucro líquido do 2T13.
    O lucro caixa do 2T14 foi de R$ 22,0 milhões, 14,0% maior que o lucro caixa
    no 2T13.

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    • Eventos Recentes
      Aquisição da Rezende
      A Linx S.A. celebrou em 16 de maio de 2014 um Contrato de Compra e Venda de Quotas,
      entre a Linx Sistemas e Consultoria Ltda., subsidiária da Companhia (“Linx Sistemas”) e os
      detentores da totalidade do capital social das empresas Rezende Sistemas Ltda. (“Rezende”) e
      Net4Biz Web Hosting Ltda – EPP (“Net4Biz”), cujas atividades compreendem o
      desenvolvimento e comercialização de softwares destinados à gestão e automação de postos
      de gasolina, lojas de conveniência e food service. O faturamento bruto da Rezende e Net4Biz
      em 2013 totalizou o montante de R$ 18 milhões.
      O valor total da Aquisição é de até R$49,9 milhões, a ser pago da seguinte forma: R$42,0
      milhões à vista; e o saldo remanescente de R$ 7,9 milhões sujeito ao atingimento de
      determinadas metas financeiras e operacionais para os anos de 2014 e 2015.
      A aquisição está alinhada com os objetivos estratégicos da Companhia de aquisições de ativos
      no setor de tecnologia, especificamente de empresas de software de gestão focadas no
      varejo. Neste caso, o racional é o reforço das verticais de postos de combustíveis e lojas de
      conveniência e food service.
      Joint Venture com a Cielo
      A Linx S.A. assinou em 02 de junho de 2014 um memorando de entendimentos não vinculante
      com a CIELO S.A., para a criação de uma joint venture que terá como foco o desenvolvimento
      e comercialização de uma solução única e integrada para os pequenos varejistas brasileiros,
      que embarca automação comercial, software de gestão e plataforma de pagamentos
      eletrônicos.
      A concretização da operação está sujeita à assinatura dos documentos definitivos e à
      aprovação das autoridades regulatórias aplicáveis. A Linx manterá o mercado informado do
      desenvolvimento da operação.
      Distribuição de Juros Sobre Capital Próprio (JCP)
      Em 07 de agosto de 2014, o Conselho de Administração da Companhia aprovou a distribuição
      de R$14.550.000 em juros sobre capital próprio, correspondentes a R$0,312389335 por ação,
      que serão pagos em 19 de agosto de 2014, com base na posição acionária de 08 de agosto de
      2014, sendo as ações negociadas “ex” esses dividendos a partir de 11 de agosto de 2014,
      inclusive. O valor líquido de IR é de R$ 12.367.50

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    • O lucro líquido atingiu R$14,9 milhões no 2T14, crescimento de 6,0% sobre
      o lucro líquido do 2T13.
      O lucro caixa do 2T14 foi de R$ 22,0 milhões, 14,0% maior que o lucro caixa
      no 2T13.

      Aqui um fato bem interessante que aprendi.

      O regime de competencia mostra um crescimento do lucro de 6%, pois existe a depreciação/amortização que são compras já realizadas como aquisições .

      Agora no regime de caixa, não existe a depreciação/amortização, pois é um valor contabil já pago , e o lucro real, ou seja, dinheiro que realmente entrou na empresa mostra um aumento do lucro de 14%.

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  6. Empresa com lucros crescentes. Excelente.

    Ano Patrimônio Receita Líquida Lucro Margem ROE Caixa CX Liq Dívida Dív/PL Dív/LL
    2009 7 73 12 16,44% 171,43% 6 -101 107 15,29 8,42
    2010 69 129 23 17,83% 33,33% 35 -70 105 1,52 3,04
    2011 247 197 21 10,66% 8,50% 79 9 70 0,28 –
    2012 233 231 17 7,36% 7,30% 48 -46 94 0,40 2,71
    2013 586 295 62 21,02% 10,58% 335 288 47 0,08 –
    2014 601 314 64 20,38% 10,65% 342 296 46 0,08 –

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      • Entrada da empresa na bolsa em 2012 potencializou seu lucros de forma espetacular.

        LINX (LINX-NM)

        Fato Relevante-Joint Venture com a Cielo

        criacao de uma joint venture que tera como foco o
        desenvolvimento e comercializacao de uma solucao unica e integrada, que embarca
        automacao comercial, software de gestao e plataforma de pagamentos eletronicos,
        para os pequenos varejistas brasileiros.

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  7. Resultado 1T14
    LL 13,8M +16,1% x1T13

    Destaques do Período
    A base de clientes cresceu 2,6% no 1T14 em comparação ao 4T13, atingindo 25.709 clientes, o que representa uma adição de 642 novos clientes no trimestre.
    A receita recorrente do 1T14 cresceu 33,0% em relação ao 1T13, atingindo R$74,9 milhões e representando 81,3% da receita bruta.
    A receita de serviços atingiu R$17,3 milhões no 1T14, 14,5% maior que no 1T13 e representando 18,7% da receita bruta.
    A receita operacional líquida totalizou R$82,8 milhões no 1T14, 29,9% superior ao 1T13.
    O EBITDA do 1T14 foi de R$23,3 milhões, 35,4% superior ao EBITDA do 1T13.
    A Margem EBITDA do 1T14 foi de 28,2%, 120 bps maior que a margem EBITDA do 1T13.
    O lucro líquido atingiu R$13,8 milhões no 1T14, crescimento de 16,1% sobre o lucro líquido do 1T13.
    O lucro caixa do 1T14 foi de R$ 20,7 milhões, 27,7% maior que o lucro caixa no 1T13.

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  8. Resultados 4T13 e 2013
    LL 18,7MM +183,5% x 4T12 / LL2013 59,5MM + 120% x 2012

    -> A base de clientes cresceu 31% no 4T13 em comparação ao 3T13;
    -> A receita recorrente do 4T13 cresceu 34,7% em relação ao 4T12;
    -> A receita de serviços atingiu R$20,5 milhões no 4T13, 5,4% maior que no 4T12 e representando 22,6% da receita bruta.
    -> A receita operacional líquida totalizou R$80,4 milhões no 4T13, 27,2% superior ao 4T12.
    -> O lucro líquido ajustado atingiu R$18,7 milhões no 4T13, crescimento de 183,5% sobre o lucro líquido do 4T12.
    -> O lucro caixa do 4T13, excluindo os efeitos do D-CRED e a alienação do imóvel, foi de R$ 23,4 milhões, 98,4% maior que o lucro caixa no 4T12.

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  9. Resultado 3T13
    LL 15M +74,2% x 3T12

    -> A base de clientes cresceu 16,4% no 3T13 em comparação ao 2T13, atingindo 19.135 clientes, o que representa uma adição de 2.701 novosclientes no trimestre.
    -> No 3T13, a receita recorrente cresceu 29,2%, passando de R$51,2 milhões no 3T12 para R$66,1 milhões e representando 76,5% da receita bruta.
    -> A receita de serviços atingiu R$20,3 milhões no 3T13, 27,6% maior que no 3T12 e representando 23,5% da receita bruta.
    -> A receita operacional líquida totalizou R$76,9 milhões no 3T13, 28,3% superior ao 3T12.
    -> O EBITDA do 3T13, excluindo o efeito da venda dos ativos do produto DCRED e a alienação do imóvel de Joinville, foi de R$21,9 milhões, 22,8%superior ao EBITDA do 3T12 de R$17,8 milhões.
    -> A Margem EBITDA do 3T13, ajustada à alienação de ativos, foi de 28,5% no 3T13, 130 bps menor que a margem EBITDA do 3T12 de 29,8%.
    -> O lucro líquido, ajustado ao efeito da alienação de ativos, atingiu R$15,0 milhões no 3T13, crescimento de 74,2% sobre o lucro líquido do 3T12, de R$8,6 milhões.
    -> O lucro caixa do 3T13, excluindo o efeito da alienação de ativos, foi de R$20,6 milhões, 56,0% maior que o lucro caixa no 3T12 de R$ 13,2 milhões.

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