POMO – MARCOPOLO S.A.

POMO3.bmp

BMFBovespa: POMO3 ; POMO4

A Marcopolo, sediada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, é uma sociedade anônima de capital aberto que tem por objetivo a fabricação de carrocerias para ônibus e componentes.

O crescimento contínuo e dinâmico, levou a Companhia a buscar novos fronts de negócios globais.

Ampliou operações de produção e comercialização e, hoje, tem presença marcante em mais de cem países dos cinco continentes.

A Marcopolo é líder do mercado brasileiro no segmento ônibus e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo.

RI: ri@marcopolo.com.br

Site: http://ri.marcopolo.com.br/

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35 comentários sobre “POMO – MARCOPOLO S.A.

  1. A Marcopolo é uma boa empresa para se investir pensando no longo prazo? Sei que o momento de vendas está muito ruim, e isso está se refletindo no preço da ação, mas será que não é uma boa oportunidade?

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  2. Marcopolo (POMO4): A cia registrou lucro líquido de R$ 43,3 milhões no 2T16, alta de 16,7% ante igual período de 2015. O Ebitda ficou em R$ 46,1 milhões entre abril e junho, uma queda de 6,1% na comparação anual. “O destaque do trimestre foi a receita das exportações a partir do Brasil, que cresceu 78,4% e 22,7% respectivamente no segundo trimestre e no primeiro semestre do ano. Esse crescimento é reflexo do aumento das vendas físicas ao exterior em 63,4% no segundo trimestre de 2016 e 32,0% no primeiro semestre e da desvalorização do real em relação ao dólar americano”, informou a empresa.

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  3. 3T14

    Resultado em queda em função do fraco desempenho do setor no ano. Receita em linha e demais rubricas abaixo da expectativa da Consultoria.

    No acumulado dos 9M14 a produção brasileira de ônibus caiu 16,7% frente aos 9M13. No mesmo período, a queda de produção da Marcopolo no Brasil foi de 21,3%. Todavia, com a normalização da produção da Marcopolo Rio, a empresa conseguiu obter crescimento de 12% na linha de urbanos no 3T14, frente ao 3T13 no mercado interno.

    A produção de carrocerias no exterior teve crescimento nas plantas da África do Sul e México, sendo que nesta última a produção foi normalizada, o que auxiliou no crescimento de 39,9% da receita do 3T14 frente ao 3T13. A planta australiana continua com queda de produção e em processo de ajuste operacional.

    O segmento de ônibus rodoviário apresentou queda de 18,1%, principalmente pelo recuo de vendas no mercado brasileiro e na Argentina. A queda na demanda por chassis e Volares também contribuíram para o resultado negativo.

    A queda da utilização da capacidade produtiva da Marcopolo levou à menor diluição de seu custo fixo e, consequentemente, à queda de margens. Todavia, comparado ao 2T14, a empresa conseguiu obter certa recuperação, com a adoção de redução de horas extras e com a normalização das operações da Marcopolo Rio e da planta mexicana.

    As despesas com vendas cresceram no 3T14 frente ao 3T13, grande parte em função do aumento das despesas com rescisões com representantes comerciais e, novamente, por maior provisão para devedores duvidosos. Gastos com o programa de transformação da planta australiana continuaram impactando as despesas do 3T14.

    Apesar da receita de juros sobre as aplicações financeiras ter crescido acima das despesas com juros sobre os empréstimos, a variação cambial sobre operações que visam proteger a receita oriunda da exportação levou à reversão do resultado financeiro no 3T14 frente ao 3T13. Vale notar que esse impacto pode ser revertido na margem bruta ou no próprio resultado financeiro, dependendo da variação cambial futura.

    Por fim, a Marcopolo incorreu em menor alíquota efetiva de IR/CSLL no 3T14 frente ao 3T13, o que contribuiu para que a margem líquida apresentasse queda de 2,6 p.p., ao passo que as demais margens da Companhia apresentaram quedas maiores na mesma comparação.

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  4. Resultado 1T14
    LL 54,3 -2,5% x 1T13

    DESTAQUES DO 1º TRIMESTRE DE 2014
     A Receita Líquida somou R$ 741,8 milhões.
     O Lucro Bruto somou R$ 129,1 milhões, com margem de 17,4%.
     O EBITDA foi de R$ 74,8 milhões e margem de 10,1%.
     O Lucro Líquido totalizou R$ 54,3 milhões e margem de 7,3%.
     A Geração de Caixa Operacional do segmento industrial somou R$ 145,2 milhões.
     A Produção da Marcopolo atingiu 3.238 unidades no Brasil e 3.719 unidades incluindo
    as operações no exterior.

    http://ri.marcopolo.com.br/ptb/2379/Release1T14.pdf

    Resultado regular, impactado pela queda nas receitas nacionais, compensadas em partes pelas receitas de exportação,

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