ABRE – ABRIL EDUCAÇÃO S.A.

BMFBovespa: ABRE11

O Grupo Abril é um dos maiores e mais influentes grupos de comunicação da América Latina, fornecendo informação, educação e entretenimento para praticamente todos os segmentos de público e atuando de forma integrada em várias mídias.

Com base nos princípios de integridade, qualidade, liderança e inovação, a Abril foi fundada em 1950. Hoje, o Grupo Abril emprega cerca de 7 mil pessoas e é composto pela Editora Abril (publicações), Abril Digital (Abril.com e Abril no Celular), MTV (TV segmentada) e Abril Educação (editoras Ática e Scipione, Sistemas de Ensino Anglo e SER, curso preparatório para vestibular Anglo, curso e colégio pH, escolas e sistemas de ensino técnico ETB e curso preparatório para concursos públicos Siga). Possui, ainda, a maior gráfica da América Latina e conta com um eficiente serviço de database marketing, assinaturas e distribuição.

A Abril publicou mais de 300 títulos em 2008 e é líder em 22 dos 25 segmentos em que atua. Suas publicações tiveram ao longo do ano uma circulação de 179,2 milhões de exemplares, em um universo de quase 28 milhões de leitores e 4 milhões de assinaturas. Sete das dez revistas mais lidas do país são da Abril, sendo Veja a terceira maior revista semanal de informação do mundo e a maior fora dos Estados Unidos.

A família Civita, fundadora do Grupo Abril, demonstra o comprometimento com o setor de educação desde 1960, quando criou o primeiro material didático usado no Movimento Brasileiro de Alfabetização, projeto do governo brasileiro voltado à alfabetização de jovens e adultos.

Desde então, a família tem se dedicado à melhoria da qualidade da educação brasileira multiplicando as suas linhas de atuação e incentivos no segmento. Em 2011, o fundo de private equity BR Educacional incorporou-se à Abril Educação e adquiriu 24,7% de seu capital, concentrando neste investimento a sua atuação em educação básica e pré-universitária.

http://www.abrileducacao.com.br/

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9 comentários sobre “ABRE – ABRIL EDUCAÇÃO S.A.

  1. Resultados do 1º Trimestre de 2014
    LL R$ 56,6 M +52% x 1T13

    DESTAQUES
    * A receita líquida avançou 48% em relação ao 1T13, totalizando R$ 333,7 milhões, incluindo as receitas (i) de R$ 73,7 milhões dos ativos adquiridos Grupo Ometz (Wise Up, Wise Up Teens e You Move) e Colégios Motivo e Sigma; e (ii) de R$ 9,3 milhões de receita de Sistemas de Ensino referente à antecipação de pedidos do 2T14 para o 1T14, em função do início antecipado das aulas este ano. Sem os efeitos mencionados, o crescimento da receita líquida foi de 12%.

    * No 1T14 o EBITDA ajustado totalizou R$ 135,1 milhões, um avanço de 59%, incluindo R$ 20,7 milhões do Grupo Ometz e Colégios Motivo e Sigma, além de R$ 6,7 milhões referentes à antecipação de pedidos de Sistemas de Ensino do 2T14 para o 1T14. A margem EBITDA foi de 40%. Sem os efeitos mencionados, o crescimento do EBITDA foi de 27%.

    * A geração de caixa operacional no 1T14 foi de R$ 120,8 milhões, frente a uma geração no 1T13 de R$ 97,5 milhões, uma elevação de 24%. O aumento de R$ 23,3 milhões no caixa operacional decorre fundamentalmente do crescimento orgânico dos negócios.

    * Encerramos março com a melhor campanha de captação de alunos de Sistemas de Ensino já feita pela Companhia, tanto nos Sistemas de Ensino Tradicionais, como nos Sistemas de Ensino ETB e no programa “O Lider em Mim” (OLEM). A quantidade de alunos servidos nestes três segmentos passou de 587 mil no 1T13 para 689 mil no 1T14.

    * Nos Sistemas de Ensino Tradicionais, crescemos tanto no segmento público quanto no privado. Atingimos 656 mil alunos atendidos por nossas marcas (Anglo, pH, SER, GEO, Maxi e Farias Brito), um crescimento de 13% em relação a março de 2013. O número de alunos será definido ao longo do 2º trimestre, após as devoluções.

    * As instituições parceiras de Sistema de Ensino Técnico ETB conquistaram 116 mil vagas no PRONATEC, o que representa cerca de 50% do total de vagas oferecidas pelo programa no 1S14. Os novos alunos matriculados se somarão aos alunos do 2S13. Os faturamentos de Sistema de Ensino Técnico ETB para servir aos alunos oriundos do PRONATEC ocorrerão a partir de abril.

    * O OLEM encerrou março com um total de 28,4 mil alunos matriculados em 112 escolas. Superando significativamente a meta para 2014 e o resultado reportado em 2013, com a assinatura de 97 novos contratos.

    Evento Subsequente

    * Em 5 de maio de 2014 a Abril Educação anunciou a alienação da participação de 51% do capital social das ações de emissão da Escola Satélite, adquiridos em fevereiro de 2012. Em contrapartida, a Companhia passará a ser credora do valor de R$ 5,1 milhões, que deverão ser pagos em até cinco anos. O desinvestimento decorre da não viabilidade para um modelo de negócios rentável e de tamanho suficiente para a Companhia que justificasse a manutenção do investimento no portfolio de empresas investidas. A parceria com a Escola Satélite será mantida por meio de acordos comerciais nos quais a Companhia será provedora exclusiva de materiais didáticos voltados para alunos e professores, incluindo conteúdos impressos e digitais.

    http://ri.abrileducacao.com.br/pt-br/InformacoesFinanceiras/Documents/PORT_ER_ABRE_1T14_120514.pdf

    Resultado Excelente. A empresa conseguiu sair dos primeiros resultados ruins. Dessa vez teve excelente crescimento nas receitas, no Lucro bruto, no lucro antes dos impostos. Ótima margem bruta: 78,39%, Margem Líquida Aceitável: 16,95%, custos baixos (consumiram apenas 21,61% da receita líquida). As despesas operacionais aumentaram proporcionalmente ao crescimento dos indicadores (consumiram 58,78% do Lucro Bruto), mas não atrapalharam o resultado.

    É preciso considerar que as novas receitas vindas das aquisições dos ativos do Grupo Ometz (Wise Up, Wise Up Teens e You Move), Colégios Motivo e Sigma e de sistemas de ensino contribuíram bastante para esse crescimento no LL.

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    • Detalhes
      A receita líquida avançou 19% em relação ao 4T12, totalizando R$ 468,5 milhões, incluindo a receita do PNLD 2014 de
      R$ 235 milhões, que foi integralmente reconhecida no período, e R$ 51,7 milhões dos ativos adquiridos Grupo Ometz
      (Wise Up, Wise Up Teens e You Move) e Colégios Motivo e Sigma. Sem os efeitos dessas aquisições, o crescimento da
      receita líquida foi de 6%. A receita líquida total de 2013 foi de R$ 1.036,5 milhões, 17% superior à de 2012. Excluídas as
      receitas das aquisições e do PNLD 2012 de R$ 27 milhões (1T12), o crescimento da receita líquida em 2013 foi de 5%.

       No 4T13 o EBITDA totalizou R$ 177,1 milhões, incluindo R$ 16,1 milhões do Grupo Ometz e Colégios Motivo e Sigma,
      um avanço de 19%. O EBITDA do trimestre inclui R$ 3,9 milhões de reversão de despesas do contrato FIFA (mais
      detalhes no item IV – Idiomas em Análise do Desempenho Financeiro). Sem as aquisições, o crescimento do EBITDA foi
      de 8%. Em 2013, o EBITDA foi de R$ 311,9 milhões, um aumento de 23% em relação a 2012, que inclui a contribuição
      do PNLD 2012 (1T12) de R$ 14 milhões. Sem os efeitos do PNLD 2012, das aquisições (líquidas de todos os custos de
      M&A) e do ajuste extraordinário de R$ 20,3 milhões no CMV no 2T12, o crescimento do EBITDA foi de 9%.

       A geração de caixa operacional no 4T13 foi de R$ 58,1 milhões, frente a uma geração no 4T12 de R$ 94,7 milhões,
      uma redução de 39%. A menor geração neste trimestre é explicada pelo deslocamento dos recebíveis atrelados ao
      PNLD para o ano de 2014. No 4T12 recebemos 61% da receita do PNLD vs. 46% no 4T13, uma vez que o programa do
      governo teve um atraso em relação ao ano anterior. Com isso a geração de caixa em 2013 de R$ 231,6 milhões, ficou
      em linha com 2012.

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      • Resultado ruim, LL caiu apesar de ter apresentado 19% de aumento nas receitas. Geração de caixa tb não apresentou bons resultados. Queda no lucro anual foi quase 30%, não há o q contestar: resultado muito ruim

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  2. Resultade 3T13
    LL -13,6M -1360% x 3T12

    Receita líquida do trimestre não inclui nenhum volume do PNLD 2014, diferentemente de outros anos.
    • EBITDA no trimestre de R$ 24,9 milhões foi afetado por R$ 8,6 milhões de despesas não recorrentes, não fosse esse efeito o EBITDA do 3T13 seria de R$ 33,5 milhões.

    PNLD 2014
    • 30,0 milhões de livros vendidos com faturamento de R$ 235 milhões (esperado para o 4T)
    • Market share total de 22% (ABRELIVROS)

    O Sistema de Ensino Técnico da ETB fechou contrato com o Grupo Ser Educacional e Uni Sant’Anna para atender a mais de 30 mil alunos.

    Em 24/09 aprovação do primeiro Programa de Recompra de Ações para atendimento ao exercício das opções de compra dos executivos, sem diluição dos acionistas.

    Galeazzi & Associados foi selecionada para auxiliar a Companhia no projeto de integração, revisão de custos e implantação do orçamento zero.

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  3. Resultados | 2T12 / 1S12

    O prejuízo líquido no trimestre foi R$ 20,5 milhões, 45% inferior ao prejuízo líquido de R$ 37,2 milhões reportados no mesmo período do ano anterior. O prejuízo líquido foi piorado em – R$ 12,1 milhões pelos eventos extraordinários descritos anteriormente. Se não fossem esses eventos o prejuízo líquido teria sido de R$ 8,4 milhões, ou 77% inferior ao prejuízo do 2T11.

    O ritmo de crescimento das despesas com vendas gerais e administrativas do 2T12 vs. 2T11 (+16%) apresentou uma redução em relação ao crescimento reportado no 1T12 vs. 1T11 (+39%), no entanto, ainda reflete o processo de estruturação da empresa e de seus controles corporativos, bem como investimentos em novos negócios.

    A receita líquida consolidada totalizou R$ 102,5 milhões no 2T12, representando um crescimento de 28% em relação à receita líquida do 2T11. No 1S12, a receita líquida foi de R$ 351,3 milhões, 24% superior ao reportado no 1S11. No semestre, a contribuição ao crescimento das aquisições (Grupo pH, Maxi, ETB e Escola Satélite) foi de R$ 54,2 milhões, enquanto a
    contribuição orgânica para o crescimento da receita no período foi de R$ 13,3 milhões, devido a uma queda na receita das editoras em relação a 2011, devido a não realização de duas vendas spot de diferentes programas de governo ocorridas no mesmo período em 2011 e ao efeito temporal de postergação de algumas vendas de livros este ano, também para governos locais.

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