HBOR – A Helbor Empreendimentos S.A.

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A Helbor Empreendimentos S.A. (BM&F BOVESPA: HBOR3)

A Helbor é uma das principais incorporadoras imobiliárias do Brasil, com presença em 31 cidades localizadas em 10 estados (além do Distrito Federal), que foram responsáveis por 70% do PIB brasileiro de 2009. Estas cidades estão localizadas nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Ao longo de mais de 30 anos de história, a Helbor atuou em diversas cidades brasileiras e desenvolveu experiência significativa na incorporação de empreendimentos residenciais destinados às diversas classes sociais. Em linha com a sua estratégia de crescimento e no intuito de aproveitar oportunidades atraentes de negócios, também atua na incorporação de empreendimentos do segmento comercial e de loteamentos com completo desenvolvimento urbano.

O negócio da empresa está focado exclusivamente nas atividades de incorporação de empreendimentos imobiliários. A Helbor não é construtora. Assim é possível administrar melhor os custos de cada atividade relacionada aos empreendimentos, além de conferir um maior dinamismo e flexibilidade para atuarem em diversos segmentos do mercado e regiões brasileiras, de forma a melhor aproveitar as oportunidades que se mostrem estrategicamente atraentes. A Helbor atua por meio de parcerias com construtores e incorporadores que demonstrem expertise no segmento ou na região alvo. A comercialização do seus empreendimentos é feita, na maior parte, por empresas especializadas, entre elas as mais representativas do mercado de corretagem imobiliária.

A partir do ano 2000, a companhia deu início à expansão de suas atividades para outras cidades, além de São Paulo e Mogi das Cruzes (SP), com a incorporação do seu primeiro empreendimento na cidade de Goiânia (GO). A estratégia de expansão da Helbor envolve a busca de oportunidades em cidades que apresentem crescimento econômico e demográfico e, consequentemente, demanda por empreendimentos imobiliários de diferentes padrões e público com poder de compra. A presença em São José dos Campos (SP), Joinville (SC), Curitiba (PR) e Nova Lima (MG), cidades com pólos industriais e tecnológicos significativos, confirmam a estratégia.

RI: ri@helbor.com.br

Site: http://ri.helbor.com.br

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Dívida Líquida(mil)

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Retorno sobre o Capital Investido

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Retorno sobre o Patrimônio Líquido

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60 comentários sobre “HBOR – A Helbor Empreendimentos S.A.

  1. Mogi das Cruzes, 11 de agosto de 2016 – A Helbor Empreendimentos S.A. (BM&FBOVESPA: HBOR3), incorporadora residencial e comercial com presença em 10 estados e no Distrito Federal, abrangendo 28 cidades brasileiras, anuncia hoje seus resultados do segundo trimestre (2T16) e primeiro semestre do ano de 2016 (1S16)

    As Vendas Contratadas Totais do 2T16 somaram R$ 214,1 milhões e o VGV Parte Helbor alcançou R$ 160,4 milhões, diminuição de 12,1% e 11,8%, respectivamente, em relação ao 2T15. No 1S16, as vendas contratadas totais atingiram R$ 478,6 milhões, crescimento de 2,0% sobre o 1S15, e a parte Helbor somou R$ 367,1 milhões, aumento de 3,3% sobre o 1S15.

    O VGV Total Lançado no 1S16 atingiu R$ 53,8 milhões e o VGV Parte Helbor totalizou R$ 37,7 milhões, correspondendo este a uma redução de 64,0% em relação ao 1S15.

    A Velocidade de Vendas (VSO), considerando-se a Parte Helbor atingiu 7,7% no 2T16 e 14,1% no 1S16. O VSO LTM, que considera os últimos 12 meses, chegou a 24,2%

    As Entregas, no 2T16, totalizaram R$ 894,7 milhões em VGV Total e R$ 695,5 milhões em VGV Helbor, na época do lançamento, correspondendo a 1.950 unidades.

    A Receita Operacional Líquida reduziu 7,4% no trimestre, partindo de R$ 290,7 milhões no 1T16 para R$ 269,1 milhões no 2T16. No 1S16, a receita líquida totalizou R$ 559,9 milhões, redução de 10,1% em relação ao 1S15.

    O Lucro Bruto totalizou R$ 60,1 milhões no 2T16, com Margem Bruta de 22,3% e Margem Bruta Ajustada de 33,9%. No 1S16, o lucro bruto foi de R$ 104,3 milhões, com margem bruta de 18,6% e margem bruta ajustada de 30,3%.

    O Lucro Líquido totalizou R$ 4,6 milhões no 2T16, com Margem Líquida de 1,7% e, totalizou R$ 9,4 milhões no 1S16, com margem líquida de 1,7%

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  2. Prévia dos Resultados Operacionais
    Vendas de estoque pronto representam 62,7% das vendas do 2T16
    Mogi das Cruzes, 27 de julho de 2016 – A Helbor Empreendimentos S.A. (BM&FBOVESPA: HBOR3), incorporadora residencial e comercial com presença em 10 estados e no Distrito Federal, abrangendo 27 cidades brasileiras, anuncia hoje os resultados operacionais preliminares e não auditados referentes ao segundo trimestre de 2016 (2T16) e primeiro semestre de 2015 (1S16).

    As Vendas Contratadas Totais do 2T16 somaram R$ 211,8 milhões, diminuição de 13,0% em relação ao 2T15 e de 20,0% quando comparado ao 1T16. A parte Helbor alcançou R$ 158,5 milhões, volume 12,8% menor em relação ao 2T15 e 23,3% em relação ao 1T16. No primeiro semestre deste ano, as vendas atingiram R$ 477,4 milhões, 1,7% maior ao atingido no mesmo período de 2015.
    As Vendas sobre Oferta (VSO) considerando-se a parte Helbor atingiu 7,6% no trimestre e 14,1% nos primeiros seis meses do ano. O VSO LTM parte Helbor, que considera os últimos 12 meses, registrou 24,1%
    As Entregas no 2T16 totalizaram R$ 894,7 milhões em VGV Total ou R$ 695,5 milhões em VGV Parte Helbor, na época do lançamento, correspondendo a 1.950 unidades entregues no período.

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  3. Helbor Anuncia seus Resultados do 1T16
    Vendas Totais aumentam 17,1%.

    Mogi das Cruzes, 12 de maio de 2016 – A Helbor Empreendimentos S.A. (BM&FBOVESPA: HBOR3), incorporadora residencial e comercial com presença em 10 estados e no Distrito Federal, abrangendo 27 cidades brasileiras, anuncia hoje seus resultados do primeiro trimestre de 2016 (1T16)

    As Vendas Contratadas Totais do 1T16 somaram R$ 264,6 milhões e o VGV Parte Helbor alcançou R$ 206,6 milhões, crescimento de 17,1% e 19,0%, respectivamente, em relação ao 1T15.

    O VGV Total Lançado no 1T16 atingiu R$ 53,8 milhões e o VGV Parte Helbor totalizou R$ 37,7 milhões, correspondendo este a uma redução de 5,8% em relação ao 1T15.

    A Velocidade de Vendas (VSO), considerando-se a Parte Helbor atingiu 8,3% no 1T16.

    As Entregas, no 1T16, totalizaram R$ 35,5 milhões em VGV Total e R$ 31,9 milhões em VGV Helbor, na época do lançamento, correspondendo a 138 unidades.

    A Receita Operacional Líquida diminuiu 12,9% no trimestre, partindo de R$ 333,7 milhões no 4T15 para R$ 290,7 milhões no 4T15.

    O Lucro Bruto totalizou R$ 44,2 milhões no 1T16, com Margem Bruta de 15,2% e Margem Bruta Ajustada de 26,9%.

    O Lucro Líquido totalizou R$ 4,7 milhões no 1T16, com Margem Líquida de 1,6%.

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  4. Prévia dos Resultados Operacionais do 1T16
    Vendas contratas Parte Helbor aumentam 18,7%

    Mogi das Cruzes, 20 de abril de 2016 – A Helbor Empreendimentos S.A. (BM&FBOVESPA: HBOR3), incorporadora residencial e comercial com presença em 10 estados e no Distrito Federal, abrangendo 27 cidades brasileiras, anuncia hoje os resultados operacionais preliminares e não auditados referentes ao primeiro trimestre de 2016 (1T16).

    As Vendas Contratadas Totais do 1T16 somaram R$ 264,0 milhões, sendo a parte Helbor R$ 206,1 milhões, queda de, respectivamente, 1,9% e 0,1% quando comparado ao 4T15. Em relação ao 1T15, as vendas contratadas e as vendas parte Helbor apresentaram crescimento de 16,8% e 18,7%.
    As Vendas sobre Oferta (VSO), considerando-se a parte Helbor, atingiu 8,3% no trimestre, aumento de 150 bps em relação ao 1T15.
    Os Lançamentos no 1T16 atingiram R$ 53,8 milhões em VGV total, 22,7% inferior ao lançado no 4T15 e 5,8% menor quando comparado ao 1T15. O VGV parte Helbor totalizou R$ 37,7 milhões.
    As Entregas no 1T16 totalizaram R$ 35,5 milhões em VGV Total ou R$ 31,9 milhões em VGV Parte Helbor, na época do lançamento, correspondendo a 138 unidades entregues no período.

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  5. Helbor Anuncia seus Resultados do 3T15 e 9M15
    Lucro Líquido registra avanço de 305% no trimestre.

    Mogi das Cruzes, 12 de novembro de 2015 – A Helbor Empreendimentos S.A. (BM&FBOVESPA: HBOR3), incorporadora residencial e comercial com presença em 10 estados e no Distrito Federal, abrangendo 27 cidades brasileiras, anuncia hoje seus resultados do terceiro trimestre de 2015 (3T15) e primeiros nove meses de 2015 (9M15)

    As Vendas Contratadas Totais do 3T15 somaram R$ 226,1 milhões e o VGV Parte Helbor alcançou R$ 166,1 milhões, queda de 40,6% e 37,7%, respectivamente, em relação ao 3T14. No 9M15, as vendas contratadas totais atingiram R$ 695,6 milhões, redução de 32,8% sobre 9M14, e a parte Helbor somou R$ 521,6 milhões, redução de 29,6% sobre 9M14.

    O VGV Total Lançado no 3T15 atingiu R$ 113,7 milhões e o VGV Parte Helbor totalizou R$ 79,6 milhões, correspondendo este a uma redução de 75,5% em relação ao 3T14. No 9M15, os lançamentos acumularam R$ 278,8 milhões em VGV Total e R$ 184,3 milhões em parte Helbor, 73,6% inferior ao 9M14.

    A Velocidade de Vendas (VSO), considerando-se a Parte Helbor atingiu 6,4% no 3T15 e 17,7% no 9M15. O VSO LTM Parte Helbor, que considera os últimos 12 meses, chegou a 24,8%.

    As Entregas, no 3T15, totalizaram R$ 411,1 milhões em VGV Total e R$ 284,6 milhões em VGV Helbor, na época do lançamento, correspondendo a 1.120 unidades.

    A Receita Operacional Líquida aumentou 16,6% no trimestre, partindo de R$ 300,6 milhões no 2T15 para R$ 350,5 milhões no 3T15. No 9M15, a receita líquida totalizou R$ 973,6 milhões, redução de 17,4% em relação ao 9M14.

    O Lucro Bruto totalizou R$ 95,1 milhões no 3T15, com Margem Bruta de 27,1% e Margem Bruta Ajustada de 36,1%. No 9M15, o lucro bruto foi de R$ 245,4 milhões, com margem bruta de 25,2% e margem bruta ajustada de 33,7%.

    O Lucro Líquido totalizou R$ 21,0 milhões no 3T15, com Margem Líquida de 6,0% e, totalizou R$ 56,6 milhões no 9M15, com margem líquida de 5,8%

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  6. Prévia dos Resultados Operacionais do 3T15 e 9M15

    Mogi das Cruzes, 22 de outubro de 2015 – A Helbor Empreendimentos S.A. (BM&FBOVESPA: HBOR3), incorporadora residencial e comercial com presença em 10 estados e no Distrito Federal, abrangendo 27 cidades brasileiras, anuncia hoje os resultados operacionais preliminares e não auditados referentes ao terceiro trimestre e o acumulado dos nove meses de 2015 (3T15 e 9M15).

    Os Lançamentos no 3T15 atingiram R$ 113,7 milhões em VGV total, 73,4% inferior ao lançado no 3T14. O VGV parte Helbor totalizou R$ 79,6 milhões. No 9M15, os lançamentos atingiram R$ 278,8 milhões em VGV total e R$ 184,3 milhões em parte Helbor, diminuição de, respectivamente, 70,4% e 73,6% em relação ao 9M14.
    As Vendas Contratadas Totais do 3T15 somaram R$ 225,5 milhões, diminuição de 40,8% em relação ao 3T14 e de 7,4% quando comparado ao 2T15. A parte Helbor alcançou R$ 165,7 milhões, volume 37,8% inferior que em relação ao 3T14 e 8,9% em relação ao 2T15. No 9M15, as vendas atingiram R$ 695,0 milhões, 32,8% inferior ao atingido no mesmo período de 2014.
    As Vendas sobre Oferta (VSO), considerando-se a parte Helbor, atingiu 6,4% no trimestre e 17,7% no 9M15. O VSO LTM parte Helbor, que considera os últimos 12 meses atingiu 24,7%.
    As Entregas no 3T15 totalizaram R$ 411,1 milhões em VGV Total ou R$ 284,6 milhões em VGV Parte Helbor, na época do lançamento, correspondendo a 1.120 unidades entregues no período.

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  7. 2T15

    Helbor Anuncia seus Resultados do 2T15 e 1S15
    Vendas Contratadas Totais no 2T15 crescem 7,8% em relação ao 1T15

    Mogi das Cruzes, 13 de agosto de 2015 – A Helbor Empreendimentos S.A. (BM&FBOVESPA: HBOR3), incorporadora residencial e comercial com presença em 10 estados e no Distrito Federal, abrangendo 27 cidades brasileiras, anuncia hoje seus resultados do segundo trimestre de 2015 (1T15) e primeiro semestre de 2015 (1S15)

    As Vendas Contratadas Totais do 2T15 somaram R$ 243,5 milhões e o VGV Parte Helbor alcançou R$ 181,8 milhões, crescimento de 1,7% e 2,5%, respectivamente, em relação ao 2T14. No 1S15, as vendas contratadas totais atingiram R$ 469,5 milhões, redução de 28,0% sobre 1S14, e a parte Helbor somou R$ 355,5 milhões, redução de 24,8% sobre 1S14.

    O VGV Total Lançado no 2T15 atingiu R$ 107,9 milhões e o VGV Parte Helbor totalizou R$ 64,8 milhões, correspondendo este a uma redução de 68,9% em relação ao 2T14. No 1S15, os lançamentos acumularam R$ 165,1 milhões em VGV Total e R$ 104,8 milhões em parte Helbor, 71,8% inferior ao 1S14.

    A Velocidade de Vendas (VSO), considerando-se a Parte Helbor atingiu 7,0% no 2T15 e 12,9% no 1S15. O VSO LTM Parte Helbor, que considera os últimos 12 meses, chegou a 27,8%.

    As Entregas, no 2T15, totalizaram R$ 280,6 milhões em VGV Total e R$ 210,4 milhões em VGV Helbor, na época do lançamento, correspondendo a 742 unidades.

    A Receita Operacional Líquida reduziu 6,8% no trimestre, partindo de R$ 322,4 milhões no 1T15 para R$ 300,6 milhões no 2T15. No 1S15, a receita líquida totalizou R$ 623,1 milhões, redução de 18,9% em relação ao 1S14.

    O Lucro Bruto totalizou R$ 64,4 milhões no 2T15, com Margem Bruta de 21,4% e Margem Bruta Ajustada de 30,4%. No 1S15, o lucro bruto foi de R$ 150,3 milhões, com margem bruta de 24,1% e margem bruta ajustada de 32,3%.

    O Lucro Líquido totalizou R$ 5,2 milhões no 2T15, com Margem Líquida de 1,7% e, totalizou R$ 35,5 milhões no 1S15, com margem líquida de 5,7%

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    • Helbor: Prévia Operacional

      Lançamentos atingiram R$ 57,2 MM no 1T15 em VGV total, 76,9% inferior ao lançado no mesmo período de 2014.
      VSO – Vendas sobre Oferta atingiu 6,8% no trimestre, considerando a parte Helbor.

      Abaixo das expectativas, a companhia lançou menos e mesmo assim o VSO foi bem baixo, permanecendo com estoque de imóveis, num cenário altamente desafiador.

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  8. Helbor: Prévia Operacional.

    Lançamentos no 4T14 atingiram R$ 319,9 MM, 68,9% inferior ao lançado no 4T13. VGV parte Helbor totalizou R$ 245,5 MM.
    Vendas Contratadas Totais do 4T14 somaram R$ 362,9 MM, redução de 33% YoY. A parte Helbor alcançou R$ 273,3 MM, volume 32,8% menor YoY.
    Vendas sobre Oferta (VSO) considerando-se a parte Helbor atingiu 10,1% no trimestre e 30,7% no ano. Fraco.
    Entregas no 4T14 totalizaram R$ 614,5 MM em VGV Total ou R$ 495,4 MM em VGV Parte Helbor, na época do lançamento, correspondendo
    a 1.058 unidades entregues no período.

    Interessante foram as vendas contratadas que apresentaram queda 33% bem menor do que os lançamentos, que apresentaram queda de 68,9%, ponto positivo
    para Helbor, porém, no lado negativo foi o VSO que foi de apenas 10,1% no trimestre. Seguimos não recomendando exposição no setor de real estate, devido a
    piora no cenário macro doméstico.

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  9. Helbor Anuncia seus Resultados do 2T14 e 1S14
    Vendas Contratadas Totais no 1S14 somaram R$ 651,9 milhões

    Mogi das Cruzes, 13 de agosto de 2014 – A Helbor Empreendimentos S.A. (BM&FBOVESPA: HBOR3), incorporadora residencial e comercial com presença em 10 estados e no Distrito Federal, abrangendo 31 cidades brasileiras, anuncia hoje seus resultados do segundo trimestre e primeiro semestre de 2014 (2T14 e 1S14).

    As Vendas Contratadas Totais do 2T14 somaram R$ 239,5 milhões e a Parte Helbor alcançou R$ 177,5 milhões, redução de 26,1% e 30,4%, respectivamente, em relação ao 2T13. No 1S14, as vendas contratadas totais atingiram R$ 651,9 milhões, aumento de 7,5% sobre 1S13, e a parte Helbor somou R$ 472,7 milhões, redução de 3,7% sobre 1S13.
    O VGV Total Lançado no 2T14 atingiu R$ 267,0 milhões e o VGV Parte Helbor totalizou R$ 208,5 milhões, correspondendo este a uma redução de 12,3% em relação ao 2T13. No 1S14, os lançamentos acumularam R$ 514,9 milhões em VGV Total e R$ 372,1 milhões em parte Helbor, 27,7% inferior ao 1S13.

    A Velocidade de Vendas (VSO), considerando-se a parte Helbor, atingiu 8,0% no 2T14 e 19,3% no 1S14. O VSO LTM, que considera os últimos 12 meses, chegou a 38,9%.

    As Entregas, no 2T14, totalizaram R$ 267,7 milhões em VGV Total e R$ 294,2 milhões em VGV Helbor, na época do lançamento, correspondendo a 644 unidades.

    A Receita Operacional Líquida reduziu 2,5% no trimestre, partindo de R$ 428,3 milhões no 1T14 para R$ 417,3 milhões no 2T14. No 1S14, a receita líquida totalizou R$ 845,6 milhões, crescimento de 1,5% em relação ao 1S13.

    O Lucro Bruto totalizou R$ 124,1 milhões no 2T14, com Margem Bruta de 29,7% e Margem Bruta Ajustada de 34,6%. No 1S14, o lucro bruto foi de R$ 249,5 milhões, com margem bruta de 29,5% e margem bruta ajustada de 36,4%.
    O Lucro Líquido totalizou R$ 49,7 milhões no 2T14, com Margem Líquida de 11,9% e, totalizou R$ 101,4 milhões no 1S14, com margem líquida de 12,0%.

    O ROE dos últimos 12 meses atingiu 21,6% e o ROE trimestral anualizado foi de 15,5%.

    Houve Geração de Caixa da ordem de R$ 23,0 milhões (ex-dividendos) no 2T14 e de R$ 83,6 milhões no 1S14.

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  10. Resultado 1T14
    LL 51,4 M -1% x 1T13

    As Vendas Contratadas Totais do 1T14 somaram R$ 412,4 milhões e a parte Helbor alcançou R$ 297,0 milhões, crescimento de 46,2% e 25,8%, respectivamente, em relação ao 1T13.
    O VGV Total Lançado no 1T14 atingiu R$ 247,9 milhões e o VGV Parte Helbor totalizou R$ 163,6 milhões, correspondendo este a uma redução de 40,9% em relação ao 1T13.
    A Velocidade de Vendas (VSO), considerando-se a parte Helbor, atingiu 13,2% no 1T14 e o VSO LTM, que considera os últimos 12 meses, chegou a 42,3%.
    As Entregas, no 1T14, totalizaram R$ 594,0 milhões em VGV Total e R$ 398,4 milhões em VGV Helbor, na época do lançamento, correspondendo a 961 unidades.
    A Receita Operacional Líquida cresceu 13,2% no trimestre, partindo de R$ 378,4 milhões no 1T13 para R$ 428,3 milhões no 1T14.
    O Lucro Bruto totalizou R$ 125,3 milhões no 1T14, com Margem Bruta de 29,3% e Margem Bruta Ajustada de 38,2%.
    O Lucro Líquido totalizou R$ 51,7 milhões no 1T14, com Margem Líquida de 12,1%.
    O ROE dos últimos 12 meses atingiu 25,7% e o ROE trimestral anualizado foi de 16,8%.

    http://www.mzweb.com.br/helbor/web/download_arquivos.asp?id_arquivo=1FA59257-E162-4862-9BFB-4923482216A0

    Resultado Regular, queda considerável no VGV total de lançamentos, aumento no banco de terrenos, alta nos cancelamentos e descontos, e despesas, enfim, perda de eficiência.

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    • Nesse começo de ano, todo mundo que conversei do setor está tirando o pé de lançamentos. Só foi lançado o que estava realmente engatilhado e não dava para segurar ou coisa de nicho específico.

      Dado o cenário atual acredito ser a estratégia mais prudente.

      Curtido por 2 pessoas

      • 2010 a 2012 foram muito fortes para crescimento no setor, muitos lançamentos, seguidos de baixa na selic, o que facilita os investimentos, agora vemos o movimento contrário no setor, muitas unidades estocadas aguardando a venda, selic em movimento de alta/estabilização, crédito mais caro, copa do mundo, eleições, acredito que o setor vai sofrer por um bom tempo ainda, até tudo isso passar, concordo que o melhor a se fazer é vender os estoques, gerar caixa, pagar as dívidas que no geral é bem grande no setor, e se preparar para novas aquisições, aumentando o banco de terrenos.

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